Neuropsychology as a specialty in Speech Language and Hearing Sciences: Consensus of Brazilian Speech Language Pathologists and Audiologists

Authors

  • Lenisa Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rochele Paz Fonseca PUC-RS
  • Karin Zazo Ortiz Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Deborah Azambuja Instituto de Neurologia de São Paulo
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Luíza Navas Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Maria Teresa Carthery-Goulart Universidade Federal do ABC
  • Maria Isabel d´Ávila Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karina Carlesso Pagliarin Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Ren da Fontoura Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS.
  • Sheilla de Medeiros Correia Marin Universidade de São Paulo
  • Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Jaime Luiz Zorzi CEFAC - Pós-Graduação
  • Bianca Arruda Manchester de Queiroga Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Cecília de Moura Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Letícia Lessa Mansur Universidade de São Paulo
  • Maria Alice de Mattos Pimenta Parente Universidade Federal do ABC

Keywords:

Neuropsychology, Speech Language and Hearing Sciences, Communication, Cognition, Brai

Abstract

In January, 2015, the Federal Council of Speech Language and Hearing Sciences in Brazil published a resolution which describes the competences and roles of Speech-Language Pathologists and Audiologists with Specialty in Neuropsychology. This article aims to present the history of professional’s participation in the area and to reflect on the importance of this specialty. It is estimated that the recognition of speech pathologists in the field of neuropsychology will produce greater investment in the development of professional practices compatible with the high performance of neuropsychological assessment and intervention of cognitive communicative disorders in our country

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Author Biographies

Lenisa Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia (Departamento de Saúde e Comunicação Humana). Área de Linguagem e Cognição.

Rochele Paz Fonseca, PUC-RS

Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - área de concentração Cognição Humana.

Karin Zazo Ortiz, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Prof. Associado do Departamento de Fonoaudiologia; Área de  Linguagem

Deborah Azambuja, Instituto de Neurologia de São Paulo

Professora do curso de formação em Neuropsicologia; Sócia e fundadora do Centro de (Re) Habilitação Cognitiva; Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profa. Associada do Instituto de Psicologia; Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Área de Neuropsicologia.

Ana Luíza Navas, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Professora Adjunta e Diretora do Curso de Fonoaudiologia

Maria Teresa Carthery-Goulart, Universidade Federal do ABC

Professora Adjunta do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC); Programa de Pós Graduação em Neurociência; Área de Neuropsicologia.

Maria Isabel d´Ávila Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Fonoaudiologia; Área de Linguagem e Cognição.

Karina Carlesso Pagliarin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia; Área de Neuropsicologia.

Denise Ren da Fontoura, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS.

Fonoaudióloga, Doutora em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa.

Sheilla de Medeiros Correia Marin, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga, Doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP.

Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Fonaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Doutora em Ciências - Fisiopatologia Experimental FMUSP

Jaime Luiz Zorzi, CEFAC - Pós-Graduação

Diretor, Coordenador e Professor no CEFAC - Pós-Graduação

Bianca Arruda Manchester de Queiroga, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Fonoaudiologia; Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco; Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Maria Cecília de Moura, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia; Área de Linguagem. Vice-Presidente do Conselho Federal de Fonoaudilogia.

Letícia Lessa Mansur, Universidade de São Paulo

Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Área de Linguagem.

Maria Alice de Mattos Pimenta Parente, Universidade Federal do ABC

Professora Visitante Sênior do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC; Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Área de Neuropsicologia.

Published

2016-07-06

How to Cite

Brandão, L., Fonseca, R. P., Ortiz, K. Z., Azambuja, D., de Salles, J. F., Navas, A. L., Carthery-Goulart, M. T., Freitas, M. I. d´Ávila, Pagliarin, K. C., da Fontoura, D. R., Marin, S. de M. C., Bianchini, E. M. G., Zorzi, J. L., de Queiroga, B. A. M., de Moura, M. C., Mansur, L. L., & Parente, M. A. de M. P. (2016). Neuropsychology as a specialty in Speech Language and Hearing Sciences: Consensus of Brazilian Speech Language Pathologists and Audiologists. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26732

Issue

Section

Communication