Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e alterações fonoaudiológicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p523-528

Keywords:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Fonoaudiologia, Transtornos da audição, Linguagem.

Abstract

Introdução: Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma das condições de saúde mais frequentes na população infanto-juvenil, cujo impacto envolve alterações comportamentais e de convívio social, além de dificuldades fonológicas, metalinguísticas e de processamento auditivo. Objetivo: verificar a ocorrência de casos com diagnóstico ou suspeita de TDAH em um Ambulatório de Fonoaudiologia de um Hospital Universitário e a ocorrência de alterações de linguagem oral, escrita, processamento auditivo e consciência fonológica, nessa população. Métodos: estudo exploratório, realizado em um Ambulatório de Avaliação Fonoaudiológica de um Hospital Universitário. Resultados: No ano de 2016, 14 crianças foram encaminhadas ao ambulatório, com suspeita ou diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A maioria apresentou resultado inadequado nas avaliações simplificadas do processamento auditivo, consciência fonológica e leitura e escrita. Conclusão: O presente estudo evidenciou alterações nas tarefas de processamento auditivo, consciência fonológica e leitura e escrita. Ressalta-se a importância de novos estudos, com amostras mais robustas, visando elucidar melhor os impactos dessas alterações em pacientes com TDAH.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Andrezza Gonzalez Escarce, Universidade Federal de Minas Gerais

  

Narli Machado-Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

  

Stela Maris Aguiar Lemos, Universidade Federal de Minas Gerais

  

Published

2020-09-03

How to Cite

Escarce, A. G., Machado-Nascimento, N., & Lemos, S. M. A. (2020). Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e alterações fonoaudiológicas. Distúrbios Da Comunicação, 32(3), 523–528. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p523-528

Issue

Section

Communication