Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444Keywords:
Alfabetização, Linguagem infantil, Escrita manual.Abstract
Objetivo: verificar a evolução da produção de histórias escritas de escolares ao longo de um programa metatextual. Método: o programa foi aplicado nas escolas dos participantes, utilizando-se um delineamento quase-experimental com duas condições de intervenção: na primeira eram utilizadas instruções explícitas, tendo o professor como mediador e, na segunda, o sujeito se apoiava em uma estratégia de autorregulação. A base para a intervenção consistiu no uso da leitura de imagens em sequência para formar uma história, inicialmente oral e, em seguida, escrita. A análise de dados foi baseada na classificação das histórias escritas e foram aplicados os testes de ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaram diferenças significativas nas produções com e sem apoio tutorial. Conclusão: o programa utilizado tratou de uma tecnologia educacional eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção de textos narrativos em sala de aula.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Jáima Pinheiro de Oliveira, Fernanda Leopoldina Viana, Ana Paula Zaboroski
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.