Relação entre avaliações de leitura em escolares e queixas relatadas pelos responsáveis
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p153-160Keywords:
Leitura, Desenvolvimento infantil, AprendizagemAbstract
Introdução: Ler significa processar informações e transformar material escrito em fala e em significado. As pessoas que tiverem aprendido a ler terão desenvolvido um sistema mental de processamento de informações capaz de realizar essas transformações. Objetivo: correlacionar as habilidades de leitura e as queixas relacionadas à leitura de estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Método: 40 escolares de ambos os gêneros, idade média de 8,16 anos. Avaliou-se decodificação, fluência e compreensão textual, e as queixas relacionadas à leitura foram levantadas. Resultados: houve 37,5% de incidência de pelo menos uma queixa relacionada à leitura, prevalecendo a leitura lenta; acertos nos estímulos regulares foram estatisticamente superiores aos demais estímulos; os acertos na fluência variaram entre 0 e 45, o desempenho na compreensão leitora foi alto, sem diferença estatística entre questões inferenciais e literais; houve correlação entre as habilidades de leitura entre si, e entre a queixa “não lê” com estas habilidades. Conclusão: confirmou-se que a melhor decodificação favorece a fluência, que otimiza a compreensão leitora; a queixa “não lê” correlacionou-se com todas as avaliações de leitura, indicando os pais sensíveis à leitura de seus filhos.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Marta de Vargas Romero, Helena Bolli Mota, Letícia Arruda Nóro, Valdete Alves Valentins dos Santos Filha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.