Parents’ perception of the impacts of the covid-19 pandemic on the process of childhood learning
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e61357Keywords:
COVID-19, Child Rearing, ParentsAbstract
Introdução: Em 2020, a pandemia do COVID-19 mudou o cenário mundial quando a OMS declarou Emergência de Saúde Pública. Com as mudanças temporárias decorrentes da pandemia e por consequência do isolamento social, diversos setores sofreram adaptações e reajustes temporários. Pensando em reduzir os impactos, houve o retorno das aulas através do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Com essas mudanças abruptas, o papel da família no processo de aprendizagem infantil ficou cada vez mais primordial. Objetivo: Analisar a aprendizagem de crianças do ensino infantil e fundamental da rede privada, sob a perspectiva dos pais quanto às práticas escolares remotas durante o isolamento social. Método: Estudo transversal, exploratório e de caráter quanti-qualitativo realizado a partir de um questionário contendo questões objetivas e discursivas no formato online. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, sob o número de protocolo 4.473.160. Resultados: Os pais afirmam não terem notado dificuldade na aprendizagem das crianças e que não foi necessário fazer aquisição de aparelhos eletrônicos durante o período. Porém, houve flexibilidade curricular. Os participantes apontam que a maioria das escolas não ofereceram capacitação para utilizar os recursos digitais. E, ainda mencionam que houve mudança de humor e no comportamento das crianças. Conclusão: Em tese, o Ensino Remoto Emergencial foi necessário para a continuidade do processo de aprendizagem, contudo adversidades foram encontradas durante o curso, em virtude das escolas e das famílias não estarem preparadas para essa realidade.
Downloads
Metrics
References
WHO: World Health Organization Coronavirus disease (COVID-19). [Acesso em 12 Out 2020]. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/coronavirus-disease-covid-19
PAHO: Pan American Health Organization. WHO declares Public Health Emergency on novel coronavírus. [Acesso em 30 Jan 2020]. Disponível em: https://www.paho.org/en/news/30-1-2020-who-declares-public-health-emergency-novel-coronavirus
Primeiro caso de covid-19 no Brasil completa um ano. [homepage na Internet]. Brasília: Agência Brasil; [atualizada em 26 Fev 2021; acesso em 28 Fev 2021]. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-02/primeiro-caso-de-covid-19-no-brasil-completa-um-ano
Bezerra ACV, Silva CEM, Soares FRG, Silva JAM. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Cien Saude Colet. 2020; 25(1): 2411-21.
Brasil. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União; 17 Mar 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
Medeiros AYBBV, Pereira ER, Silva RMCRA. Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência. EaD em Foco. 2020; 10(3): e1051.
Guizzo BS, Marcello FA, Müller F. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educ Pesqui. 2020; 46: e238077.
Ludovico FM, Molon J, Franco SRK, Barcellos PSCC. Covid-19: Desafios dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces Científicas. 2020; 10(1): 58-74.
Ponko M. Crise e pandemia: quando a exceção é regra geral [livro eletrônico]. Rio de Janeiro: EPSJV, 2020. [Acesso em 21 Jun 2023]. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/crise_e_pandemia.pdf#page=114
Marques JD. Educação a distância no contexto da pandemia de Covid-19: uma alternativa democrática ou segregadora? RIAE, 2020; 6(4): 416-429.
Albuquerque M. 70% dos trabalhadores brasileiros ganham até dois salários mínimos [Internet]. Brasília: Correio Braziliense; [atualizada em: 23 Nov 2022; Acesso em: 21 Jun 2023]. Disponível em:https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/11/5053834-70-dos-trabalhadores-brasileiros-ganham-ate-dois-salarios-minimos.html
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2018. [Acesso em: 21 Jun 2023]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf
Médici MS, Tatto ER, Leão MF. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema. 2020; 18(ESPECIAL):136-55.
Souza EP de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. CCSA. 2020; 17(30): 110-118.
Barreto ACF, Lima MMP, Rocha DS. Educação infantil em tempos de covid-19. Relaec. 2020; 1(6): 72-80.
Rondini CA, Pedro KM, Duarte CS. Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas. 2020; 10(1): 41-57.
Oliveira LSF. A inserção acelerada das TDIC na educação infantil e ensino fundamental I diante a pandemia da covid-19. Brazilian Journal of Policy and Development. 2020; 2(4): 95-117.
Leite NM, Lima EGO de, Carvalho ABG. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da COVID-19 em Pernambuco. Rev Educ Mat e Tec Ibero. 2020; 11(2):1-15.
SEABRA, C. O celular na sala de aula. Wordpress, 2013. [Acesso em 21 Jun 2023] Disponível em: https://cseabra.wordpress.com/2013/03/03/o-celular-na-sala-de-aula/
UNESCO. Children With Disabilities. 2012. [Acesso em 21 Jun 2023] Disponível em: http://www.unesco.org/new/en/education/themes/strengthening-education-systems/inclusive-education/children-with-disabilities/
Barros MCS, Menezes AMC. Escola e família: desafios durante o período pandêmico de 2020 no contexto dos anos iniciais. Rev Mult Psi. 2021; 14(54): 222-32.
Rodrigues JVS, Lins ACAA. Possíveis impactos causados pela pandemia da COVID-19 na saúde mental das crianças e o papel dos pais neste cenário. Research, Society and development. 2020; 9(8): e793986533.
Miliauskas CR, Faus DP. Saúde mental de adolescentes em tempos de COVID-19: desafios e possibilidades de enfrentamento. Physis. 2020; 30(4): e300402.
Paiva ED, Silva RL, Machado MED, Aguiar RCB, Garcia KRS, Alcioly PGM. Comportamento infantil durante o distanciamento social na pandemia do COVID-19. Rev Bras Enferm. 2021; 74(Suppl1): e20200762.
Oliveira ASS, Araújo Neto AB, Oliveira LMS. Processo de ensino aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia e isolamento. Ciência Contemporânea. 2020;1(6):349-64.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Milena Sousa de Brito, Pâmela Pontes dos Santos, Isabelle Cahino Delgado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.