Parents’ perception of the impacts of the covid-19 pandemic on the process of childhood learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e61357

Keywords:

COVID-19, Child Rearing, Parents

Abstract

Introdução: Em 2020, a pandemia do COVID-19 mudou o cenário mundial quando a OMS declarou Emergência de Saúde Pública. Com as mudanças temporárias decorrentes da pandemia e por consequência do isolamento social, diversos setores sofreram adaptações e reajustes temporários. Pensando em reduzir os impactos, houve o retorno das aulas através do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Com essas mudanças abruptas, o papel da família no processo de aprendizagem infantil ficou cada vez mais primordial. Objetivo: Analisar a aprendizagem de crianças do ensino infantil e fundamental da rede privada, sob a perspectiva dos pais quanto às práticas escolares remotas durante o isolamento social. Método: Estudo transversal, exploratório e de caráter quanti-qualitativo realizado a partir de um questionário contendo questões objetivas e discursivas no formato online. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, sob o número de protocolo 4.473.160. Resultados: Os pais afirmam não terem notado dificuldade na aprendizagem das crianças e que não foi necessário fazer aquisição de aparelhos eletrônicos durante o período. Porém, houve flexibilidade curricular. Os participantes apontam que a maioria das escolas não ofereceram capacitação para utilizar os recursos digitais. E, ainda mencionam que houve mudança de humor e no comportamento das crianças. Conclusão: Em tese, o Ensino Remoto Emergencial foi necessário para a continuidade do processo de aprendizagem, contudo adversidades foram encontradas durante o curso, em virtude das escolas e das famílias não estarem preparadas para essa realidade.

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Author Biographies

Maria Milena Sousa de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB – Brasil

Pâmela Pontes dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudióloga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestranda pelo Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon-UFPB/UFRN/UNCISAL)

Isabelle Cahino Delgado, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, dos Programas de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e em Fonoaudiologia (PPGFON). Líder do Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas (NELF/UFPB/CNPq).

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Published

2023-10-25

How to Cite

Brito, M. M. S. de, Santos, P. P. dos, & Delgado, I. C. (2023). Parents’ perception of the impacts of the covid-19 pandemic on the process of childhood learning. Distúrbios Da Comunicação, 35(3), e61357. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e61357

Issue

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Artigos