Ambientes virtuais, escrita e clínica fonoaudiológica

Authors

  • Marta C. R. Gertel
  • Cinthia V. Babler
  • Luiz A. P. Souza

Keywords:

linguagem, fonoaudiologia, internet.

Abstract

O uso da escrita em ambientes virtuais, sobretudo na Web, tem sido objeto de reflexão e de polêmica, pois afeta convenções e o uso tradicional da mesma. Na literatura fonoaudiológica informática e internet, geralmente, são utilizadas como subsídios terapêuticos modernos e eficazes. Entretanto, áreas afins já fazem uso do meio digital tanto para capacitação e aprimoramento profissional, como para mediação com o outro: aluno, paciente, familiares. O objetivo desta pesquisa exploratória, realizada por meio de revisão bibliográfica e vinhetas clínicas, é discutir a efetividade do emprego da escrita virtual como dispositivo terapêutico fonoaudiológico. Aspectos éticos da relação terapeuta-paciente e o uso de novas formas da linguagem escrita no dia-adia de nossos pacientes são alguns dos pontos que merecem a atenção, discussão e reflexão por parte dos fonoaudiólogos na clínica contemporânea.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marta C. R. Gertel

Fonoaudióloga, Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP; Doutoranda em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP - São Paulo (SP), Brasil.

Cinthia V. Babler

Fonoaudióloga, Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP – PUC-SP – São Paulo (SP), Brasil.

Luiz A. P. Souza

Fonoaudiólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Doutor em Psicologia Clínica e Professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP – São Paulo (SP), Brasil.

Issue

Section

Communication