A (re)construção do objeto lingüístico na interação professor-aluno
Resumen
O presente trabalho, num primeiro momento, problematiza a natureza das relações lingüísticas entre professor ouvinte, não fluente em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e aluno surdo, em fase inicial de aquisição de língua(gem). Em um segundo momento, inscreve as dificuldades escolares de alunos surdos no contexto de pesquisas que indicam a necessidade de uma transformação radical de nossa estrutura de ensino. A partir desse pressuposto, é defendida a idéia de que o conhecimento e uso da LIBRAS, pelo professor ouvinte, faz parte da solução para a instauração de uma efetiva relação de ensino entre ele e seus alunos surdos, mas não a esgota. Finalmente, apoiando-se em Bakhtin, a autora centra o processo de construção de conhecimento no espaço das relações discursivas entre aluno e professor, e conclui afirmando a impossibilidade dessa construção se realizar fora do acontecimento lingüístico.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2012 Regina Maria de Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.






