O grupo terapêutico-fonoaudiológico e a literatura infantil – constituindo um saber
Palabras clave:
linguagem, fonoaudiologia, grupo terapêutico.Resumen
Cinco crianças com dificuldades de linguagem foram trabalhadas num grupo em que a literatura infantil foi veiculada por meio de narrativa oral, semanalmente, uma hora e meia por encontro, de março a outubro de 1997.Em termos teóricos esse trabalho fundamenta-se na linha histórico-cultural de Vygotsky (1987, 1988), segundo a qual a linguagem é uma construção sócio-histórico-cultura.
Metodologicamente, assumiu-se uma posição desenvolvimental, no sentido de que “...any empirical study that describes specific structural transormation in time can generate data that reflect development” (Valsiner, 1996, p. 297).
Basicamente, a conclusão aqui é que o comprometimento de linguagem pode ser corrigido de forma relativamente fácil e rápida se forem criadas necessidades objetivas para seu desenvolvimento e se instrumentos adequados forem disponibilizados.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2012 Ivone Panhoca

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.






