O grupo terapêutico-fonoaudiológico e a literatura infantil – constituindo um saber

Autores/as

  • Ivone Panhoca Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palabras clave:

linguagem, fonoaudiologia, grupo terapêutico.

Resumen

Cinco crianças com dificuldades de linguagem foram trabalhadas num grupo em que a literatura infantil foi veiculada por meio de narrativa oral, semanalmente, uma hora e meia por encontro, de março a outubro de 1997.
Em termos teóricos esse trabalho fundamenta-se na linha histórico-cultural de Vygotsky (1987, 1988), segundo a qual a linguagem é uma construção sócio-histórico-cultura.
Metodologicamente, assumiu-se uma posição desenvolvimental, no sentido de que “...any empirical study that describes specific structural transormation in time can generate data that reflect development” (Valsiner, 1996, p. 297).
Basicamente, a conclusão aqui é que o comprometimento de linguagem pode ser corrigido de forma relativamente fácil e rápida se forem criadas necessidades objetivas para seu desenvolvimento e se instrumentos adequados forem disponibilizados.

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