Articulaciones entre psycoanálisis y educación: algunas especificidades del trabajo en una escuela para sordos

Autores/as

  • Sandra Pavone de Souza
  • Tatiana Karinya C. Rodrigues

Palabras clave:

psicanálise e educação, surdez e educação.

Resumen

Esse trabalho teve como objetivo discutir o papel do psicanalista na escola, a partir das possíveis articulações entre psicanálise e educação, durante um estágio de observação feito numa escola de educação infantil para crianças surdas, situada na cidade de São Paulo. A partir disso, acrescentamos algumas considerações buscando similaridades e diferenças na escola para crianças ouvintes e para crianças surdas. Dentro desse contexto, consideramos que a psicanálise pode intervir, visando tanto esclarecer as necessárias conseqüências dessa especificidade, quanto buscar possíveis vias de restituir, no laço pais ouvintes – filho, a transmissão das marcas que o constituem para além do signo da surdez.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Número

Sección

Artigos