Articulaciones entre psycoanálisis y educación: algunas especificidades del trabajo en una escuela para sordos
Palabras clave:
psicanálise e educação, surdez e educação.Resumen
Esse trabalho teve como objetivo discutir o papel do psicanalista na escola, a partir das possíveis articulações entre psicanálise e educação, durante um estágio de observação feito numa escola de educação infantil para crianças surdas, situada na cidade de São Paulo. A partir disso, acrescentamos algumas considerações buscando similaridades e diferenças na escola para crianças ouvintes e para crianças surdas. Dentro desse contexto, consideramos que a psicanálise pode intervir, visando tanto esclarecer as necessárias conseqüências dessa especificidade, quanto buscar possíveis vias de restituir, no laço pais ouvintes – filho, a transmissão das marcas que o constituem para além do signo da surdez.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2012 Sandra Pavone de Souza, Tatiana Karinya C. Rodrigues

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.






