Procesamiento auditivo y evaluación del lenguaje en indivíduos con Síndrome de Ojo de Gato - Estudio de caso

Autores/as

  • Aline Priscila Cibian Universidade Federal de São Paulo
  • Larissa Mendonça Agessi Universidade Federal de São Paulo
  • Thiliê Palácios Universidade Federal de São Paulo
  • Juliana Silveira Ferreira Medeiros Universidade Federal de São Paulo
  • Ellen Osborn Universidade Federal de São Paulo
  • Liliane Desgualdo Pereira Universidade Federal de São Paulo

Palabras clave:

Fonoaudiología, Audición, Trastornos de la Audición, Percepción Auditiva.

Resumen

Síndrome del Ojo de Gatoes un síndromepoco frecuente, caracterizada por coloboma de iris y malformación pre-auricular. El objetivo de este trabajo es presentarla evaluación fonoaudiológica y de procesamiento auditivo de dos hermanos con un diagnóstico de síndrome deOjo de Gato. Las evaluaciones se realizaron en el ambulatorio de neuroaudiologia y e nel ambulatorio de tamizaje fonoaudiológica del Departamento de Fonoaudiología de la Universidad Federal de São Paulo. Las pruebas fueron:audiometría de tono, investigación del umbral de recepción del habla, imitaciometria e investigación del reflejo acústico, índice promedio de reconocimiento de voz, habla en ruido con figuras, dicótica de dígitos, detección de intervalos aleatorios, prueba de vocabulario y fonología de la prueba de lenguaje infantil y una prueba que evalúa la comprensión oral de la Evaluación Neuropsicológica Luria Nebraska.En la evaluación, los niños presentaron una pérdida auditiva neurosensorial de grado mínimo bilateral, cambio en las habilidades auditivas de cierre y figura-fondo en el procesamiento auditivo y en las habilidades de lenguaje de comprensión oral y emisión oral en las pruebas de vocabulario y fonológicas.

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Biografía del autor/a

Aline Priscila Cibian, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Estagiou no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital São Paulo, atuando por meio período em 2010 e período integral em 2011, com ênfase nas subáreas de Linguagem, Audiologia, Motricidade Orofacial, Voz, Disfagia e Saúde Coletiva. Fez o curso de especialização em Audiologia, na Universidade Federal de São Paulo (Fevereiro de 2012 a Fevereiro de 2013). Atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Larissa Mendonça Agessi, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Thiliê Palácios, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2014).

Juliana Silveira Ferreira Medeiros, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2014).

Ellen Osborn, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1975) , especialização em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1976) , mestrado em Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2012) . Atualmente é Outro - Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia , com ênfase em Linguagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, cognição, escolares, neuropsicologia.

Liliane Desgualdo Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1974), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1985) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993), e Livre-Docência pela Disciplina dos Distúrbios da Audição do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP(2005) . Atualmente é Professor Associado da Escola Paulista de Medicina -Universidade Federal de São Paulo. É parecerista ad hoc dos periódicos : CODAS, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ISSN 2317-1782 (continuação do Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ISSN 2179-6491); Audiology - Communication Research (ACR) ISSN 2317-6431 que é uma publicação técnico-científica da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), continuação da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (RSBF) (ISSN versão online 1982-0232); e da revista Distúrbios da Comunicação Humana (PUC-SP). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, percepção auditiva, testes auditivos, processamento auditivo central (neuroaudiologia) , avaliação e reabilitação auditiva dos distubios do processamento auditivo, crianças , adultos e idosos. Coordenadora do Departamento de Audição e equilibrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006-2007).Diretora da Academia Brasilleira de Audiologia(2007-2008).Chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (2003-2009).

Publicado

2015-11-13

Cómo citar

Cibian, A. P., Agessi, L. M., Palácios, T., Medeiros, J. S. F., Osborn, E., & Pereira, L. D. (2015). Procesamiento auditivo y evaluación del lenguaje en indivíduos con Síndrome de Ojo de Gato - Estudio de caso. Distúrbios Da Comunicação, 27(4). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22182

Número

Sección

Artigos