Projeto SACI (Sonhar, Acordar, Contribuir e Integrar): formação para o trabalho de Educação em Saúde

Autores/as

  • Julia Hatakayama Joia CAPS Vila Prudente Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
  • Adriana Eiko Matsumoto Universidade Federal Fluminense
  • Maria Cecilia Bonini Trenche Pontifícia Universidade Católica -SP
  • Fernanda Bezerra ex-aluna da PUC-SP, estagiária no Projeto Saci
  • Karina Affonso ex-aluna da PUC-SP, estagiária no Projeto Saci
  • Sergio Oliveira UBS Sylmaria Rejane Marcolino de Souza Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p782-792

Palabras clave:

Educação em Saúde, Políticas Públicas, Atenção Primária à Saúde

Resumen

Este estudo retrata a história de uma intervenção no cotidiano dos serviços de saúde implicada com a reflexão crítica da realidade e com a emancipação de sujeitos: o Projeto SACI (Sonhar, Acordar, Contribuir e Integrar). Este projeto, que se enquadra como Promoção da Saúde e Educação em Saúde inclui questões ambientais às ações desenvolvidas pela Estratégia de Saúde da Familia sob a orientação do PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis. Anualmente, estudantes de disciplinas de estágios supervisionados dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia da PUC-SP integrados ao Pró-saúde II, realizado em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde da Freguesia do Ó / Brasilândia participam do Projeto SACI, compartilhando informações com os profissionais e com a  população, agenciando encontros e atividades, para debater questões relacionadas com o tema saúde e educação ambiental.O resgate de sua história foi feito por meio de oficinas de escrita que reuniu Agentes Comunitários e Profissionais do NASF sob a coordenação de dois tutores educacionais,  que em conjunto com professores e estudantes sistematizaram a presente narrativa. O projeto foi implementado por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de uma Unidade Básica de Saúde com o objetivo de promover Educação em Saúde com crianças e adolescentes da região, que apresenta altos índices de vulnerabilidade social. O resgate de sua história mostra a potência transformadora de um coletivo mobilizado, consciente das contradições que enfrentam cotidianamente, e participante de uma rede de relações do território de saúde.

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Biografía del autor/a

Julia Hatakayama Joia, CAPS Vila Prudente Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Psicologa, mestre em Psicologia Social PUC-SP

Adriana Eiko Matsumoto, Universidade Federal Fluminense

Mestre e doutora em Psicologia Social, Docente do Curso de Psicologia da UFF

Maria Cecilia Bonini Trenche, Pontifícia Universidade Católica -SP

Fonoaudióloga, Prof. Titular da PUC-SP

Sergio Oliveira, UBS Sylmaria Rejane Marcolino de Souza Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

agente comunitário de saúde

Publicado

2017-12-27

Cómo citar

Joia, J. H., Matsumoto, A. E., Trenche, M. C. B., Bezerra, F., Affonso, K., & Oliveira, S. (2017). Projeto SACI (Sonhar, Acordar, Contribuir e Integrar): formação para o trabalho de Educação em Saúde. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 782–792. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p782-792

Número

Sección

Comunicações