Projeto SACI (Sonhar, Acordar, Contribuir e Integrar): formação para o trabalho de Educação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p782-792Palabras clave:
Educação em Saúde, Políticas Públicas, Atenção Primária à SaúdeResumen
Este estudo retrata a história de uma intervenção no cotidiano dos serviços de saúde implicada com a reflexão crítica da realidade e com a emancipação de sujeitos: o Projeto SACI (Sonhar, Acordar, Contribuir e Integrar). Este projeto, que se enquadra como Promoção da Saúde e Educação em Saúde inclui questões ambientais às ações desenvolvidas pela Estratégia de Saúde da Familia sob a orientação do PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis. Anualmente, estudantes de disciplinas de estágios supervisionados dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia da PUC-SP integrados ao Pró-saúde II, realizado em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde da Freguesia do Ó / Brasilândia participam do Projeto SACI, compartilhando informações com os profissionais e com a população, agenciando encontros e atividades, para debater questões relacionadas com o tema saúde e educação ambiental.O resgate de sua história foi feito por meio de oficinas de escrita que reuniu Agentes Comunitários e Profissionais do NASF sob a coordenação de dois tutores educacionais, que em conjunto com professores e estudantes sistematizaram a presente narrativa. O projeto foi implementado por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de uma Unidade Básica de Saúde com o objetivo de promover Educação em Saúde com crianças e adolescentes da região, que apresenta altos índices de vulnerabilidade social. O resgate de sua história mostra a potência transformadora de um coletivo mobilizado, consciente das contradições que enfrentam cotidianamente, e participante de uma rede de relações do território de saúde.
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Derechos de autor 2017 Julia Hatakayama Joia, Adriana Eiko Matsumoto, Maria Cecilia Bonini Trenche, Fernanda Bezerra, Karina Affonso, Sergio Oliveira
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