Efeitos da educação assistida por animais na leitura com um grupo de alunos do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p425-433

Palabras clave:

Educação, Leitura, Aprendizagem, Vínculo Homem-Animal de Estimação.

Resumen

Introdução: A educação assistida por animais (EAA) difunde a utilização de animais como recurso pedagógico. A leitura assistida por cães é a intervenção mais pesquisada na EAA e os resultados apontam melhora no desempenho de leitura de alunos na presença de cães terapeutas. Objetivo: Descrever os efeitos da EAA na motivação e no desempenho em leitura de um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Método: Participaram 06 sujeitos com média de 10,9 anos, 02 masculino e 04 feminino, alunos do 5º ano de uma escola municipal. Trata-se de pesquisa experimental, de intervenção, qualitativa. Cada sujeito participou de 06 sessões de leitura em voz alta com duração de 20 minutos, as cinco primeiras com e a última sem a presença do cão. Previamente, os sujeitos responderam ao questionário relativo ao contato com animais e atividades de leitura e pós sessões, sobre relações entre a EAA e leitura. As respostas foram descritas para traçar os perfis individuais e as sessões foram analisadas por meio de categorias de análise de conteúdo a posteriori, de acordo com a incidência e a relevância em relação ao objetivo da pesquisa. Resultados: De acordo com a percepção dos 06 sujeitos, suas habilidades de leitura melhoraram após as sessões e 04 passaram a ler com mais frequência. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que a Educação Assistida por Animais pode impactar beneficamente o desempenho de estudantes por operar, de forma positiva, na autopercepção frente às habilidades de leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Andrea Lorenzon Petenucci, Pontifícia Universidade Católica

Mestre em Fonoaudiologia 

Area: linguagem

Publicado

2020-09-03

Cómo citar

Petenucci, A. L., & Cunha, M. C. (2020). Efeitos da educação assistida por animais na leitura com um grupo de alunos do ensino fundamental. Distúrbios Da Comunicação, 32(3), 425–433. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p425-433

Número

Sección

Artigos