Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444Palabras clave:
Alfabetização, Linguagem infantil, Escrita manual.Resumen
Objetivo: verificar a evolução da produção de histórias escritas de escolares ao longo de um programa metatextual. Método: o programa foi aplicado nas escolas dos participantes, utilizando-se um delineamento quase-experimental com duas condições de intervenção: na primeira eram utilizadas instruções explícitas, tendo o professor como mediador e, na segunda, o sujeito se apoiava em uma estratégia de autorregulação. A base para a intervenção consistiu no uso da leitura de imagens em sequência para formar uma história, inicialmente oral e, em seguida, escrita. A análise de dados foi baseada na classificação das histórias escritas e foram aplicados os testes de ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaram diferenças significativas nas produções com e sem apoio tutorial. Conclusão: o programa utilizado tratou de uma tecnologia educacional eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção de textos narrativos em sala de aula.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Jáima Pinheiro de Oliveira, Fernanda Leopoldina Viana, Ana Paula Zaboroski
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.