Educação Permanente em Saúde: preparação vocal para o professor
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p517-522Palabras clave:
Voz, Educação em Saúde, Docentes, FonoaudiologiaResumen
Objetivo: Relatar a experiência fonoaudiológica de quinze ações de educação em saúde através de orientações e preparação vocal para professores. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo sobre ações de educação em saúde que foram executadas no período de 2014 a 2019 por um fonoaudiólogo da secretaria de saúde do município de Itapajé - CE, para professores de escolas da rede pública municipal. Resultados: As ações foram realizadas em forma de roda de conversa, sempre divididas em dois momentos. O primeiro momento destinava-se à apresentação de cuidados vocais e dos principais fatores de risco para saúde vocal dos professores. O segundo momento destinava-se à orientação sobre preparação vocal, através de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. Conclusão: Foi possível observar que as ações de saúde vocal foram proveitosas, pois levaram os professores a refletir e discutir sobre saúde vocal. Nessas ações, foram repassadas informações sobre cuidados vocais aos professores, prevenindo-os de prejuízos vocais causados pela utilização errônea da voz. Além disso, as ações de educação em saúde vocal proporcionaram momentos de grande aprendizagem sobre preparação da voz, ao serem apresentadas e ensinadas aos professores técnicas de aquecimento e desaquecimento das cordas vocais que contribuem para uma boa e longínqua atividade laboral.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Valdir França de Macêdo Filho, Patrícia Larisse Alves de Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.