Educação Permanente em Saúde: preparação vocal para o professor
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p517-522Palabras clave:
Voz, Educação em Saúde, Docentes, FonoaudiologiaResumen
Objetivo: Relatar a experiência fonoaudiológica de quinze ações de educação em saúde através de orientações e preparação vocal para professores. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo sobre ações de educação em saúde que foram executadas no período de 2014 a 2019 por um fonoaudiólogo da secretaria de saúde do município de Itapajé - CE, para professores de escolas da rede pública municipal. Resultados: As ações foram realizadas em forma de roda de conversa, sempre divididas em dois momentos. O primeiro momento destinava-se à apresentação de cuidados vocais e dos principais fatores de risco para saúde vocal dos professores. O segundo momento destinava-se à orientação sobre preparação vocal, através de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. Conclusão: Foi possível observar que as ações de saúde vocal foram proveitosas, pois levaram os professores a refletir e discutir sobre saúde vocal. Nessas ações, foram repassadas informações sobre cuidados vocais aos professores, prevenindo-os de prejuízos vocais causados pela utilização errônea da voz. Além disso, as ações de educação em saúde vocal proporcionaram momentos de grande aprendizagem sobre preparação da voz, ao serem apresentadas e ensinadas aos professores técnicas de aquecimento e desaquecimento das cordas vocais que contribuem para uma boa e longínqua atividade laboral.
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Derechos de autor 2020 Valdir França de Macêdo Filho, Patrícia Larisse Alves de Sousa
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