Grupo terapêutico fonoaudiológico de linguagem: revisão de literatura integrativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p114-123Palabras clave:
Terapia da Linguage, . Prática de grupo, Revisão, Literatura de revisão como assuntoResumen
Objetivo: investigar os efeitos do grupo terapêutico em linguagem descritos em estudos brasileiros. Estratégia de pesquisa: a pesquisa foi realizada nas bases eletrônicas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS – Bireme) e SciELO. Critérios de seleção: artigos de intervenção em linguagem, realizados em grupo; artigos disponíveis na íntegra e em língua portuguesa; população-alvo abrangendo pré-escolares, escolares, adultos e idosos; artigos publicados no período de 1980 a janeiro 2018; artigos de terapia direta. Critérios de exclusão: artigos de revisão de literatura; artigos repetidos entre as bases eletrônicas; artigos envolvendo terapias individuais ou terapia indireta. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, dez estudos foram considerados e analisados. Foram realizadas análises descritivas dos estudos, considerando: ano de publicação, objetivo do estudo, amostragem, método de avaliação pré- e pós-intervenção, estruturação das sessões terapêuticas, referencial teórico e principais resultados. Resultados: verificou-se diversidade de objetivos terapêuticos, de estruturação dos atendimentos e faixa etária dos participantes, 40% dos autores descreveram o referencial teórico. Os instrumentos de avaliação foram relatados em 70% dos estudos. Portanto, constatou-se escassez de estudos que exploram os efeitos da terapia coletiva de linguagem. Conclusão: destaca-se a necessidade de maiores investimentos na realização e estruturação das terapias fonoaudiológicas em grupo e a divulgação dessas informações.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cinthia Procópio da Silva, Regina Tangerino de Souza Jacob, Thais Freire, Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, Aline Roberta Aceituno da Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.