Mudanças na formação em Saúde: o portfólio como prática inovadora na Graduação em Fonoaudiologia
Palabras clave:
educação, atenção à saúde, fonoaudiologiaResumen
Este artigo aborda o portfólio como instrumento reflexivo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o incremento de metodologias ativas e a implementação de práticas processuais/qualitativas na formação em saúde voltada ao Sistema Único de Saúde - SUS. Tal prática foi implantada em uma das disciplinas do Curso de Fonoaudiologia por quatro anos consecutivos. Trata-se de proposta inovadora nesse curso e no cenário nacional. Foram analisados os portfólios da primeira turma em que a proposta foi introduzida e colhidos depoimentos desses alunos (n= 24) acerca desse processo. Os resultados mostram a contribuição do portfólio na formação como uma metodologia que propicia uma participação mais ativa dos sujeitos. A maioria pontuou impressões positivas do mesmo como instrumento reflexivo e de expressão de idéias. O portfólio se evidencia como relevante ferramenta nas práticas educativas para uma formação integral e humanizada em Saúde.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2011 Regina Y. S. Chun, Mariana M. Bahia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.






