Vocal user comparation of stallholder from Piracicaba and São Paulo cities
Palabras clave:
voz, qualidade vocal, voz profissional.Resumen
O feirante faz uso constante da voz, visto que é tradição que o comércio de produtos em uma feira se faça por meio do apelo verbal. Objetivo: esta pesquisa propõe-se a caracterizar o ambiente de trabalho, a população pesquisada, além de investigar os hábitos e a queixa vocal de 30 feirantes de Piracicaba de 45 de São Paulo. Método: foi aplicado um questionário aos feirantes no ambiente de trabalho das respectivas cidades. Resultado: o consumo de álcool, a mudança da voz no final do dia e a dificuldade para falar forte foram estatisticamente mais freqüentes entre os feirantes de São Paulo. Conclusão: os feirantes de ambas as cidades apresentam características vocais potenciais para o desenvolvimento de disfonia ocupacional.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Lucia Figueiredo Mourão, Taís Tábata Trevizor, Claudia Granato, Elenir Fedosse, Kelly Cristina Alves Silvério

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.






