Condições linguístico-cognitivas de crianças usuárias de comunicação suplementar e/ou alternativa segundo componentes da CIF
Palavras-chave:
fonoaudiologia, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, auxiliares de comunicação para pessoas com deficiência.Resumo
Introdução: Esta pesquisa volta-se ao estudo das condições linguístico-cognitivas de crianças usuárias de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA), a partir da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é a investigação de questões de linguagem, participação e desempenho/funcionalidade de crianças usuárias de CSA nas atividades linguístico-cognitivas por meio dos componentes da CIF. Material e Método: Trata-se de estudo longitudinal aprovado pelo CEP sob nº 728/2008, com três crianças não oralizadas, usuárias de CSA, em acompanhamento fonoaudiológico no CEPRE/FCM/UNICAMP. A coleta envolveu duas fontes: análise dos prontuários para caracterização dos perfis das crianças e registros em vídeo do acompanhamento fonoaudiológico, ambas utilizadas para classificação do desempenho linguístico-cognitivo segundo a CIF. Foram utilizados qualificadores da CIF apropriados para crianças e jovens, expressos numericamente. Resultados: Todos os sujeitos apresentaram mudanças nas condições linguístico-cognitivas, participação e desempenho/funcionalidade. Ao longo do tempo, verificou-se diminuição no grau de severidade ou na barreira que os problemas representavam para essas crianças. Conclusão: A utilização da CIF possibilitou análise das particularidades do desempenho/funcionalidade e participação das crianças em diferentes momentos, situações e contextos, mostrando que a funcionalidade de um indivíduo num domínio específico é resultante da interação entre condição de saúde e fatores contextuais.
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