Peculiaridades do uso da voz por professores de educação física escolar: origem e função interativa

Autores

  • Vagner José Pedersen Universidade de Araraquara - UNIARA
  • Maria Lúcia Suzigan Dragone Universidade de Araraquara - UNIARA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p201-207

Palavras-chave:

Voz, Docentes, Educação Física

Resumo

Introdução: Professores de educação física têm a voz como recurso de trabalho com peculiaridades que os diferenciam de outros professores: uso vocal como incentivo à atividade física de seus alunos em meio a aspectos organizacionais e ambientais diferenciados dos encontrados em sala de aula. Há poucos estudos sobre a origem histórica do uso vocal desses profissionais. Objetivo: Discorrer sobre a origem militar da educação física como determinante do estilo vocal adotado por grande parte dos professores e das peculiaridades relacionadas ao uso da voz por esses profissionais. Método: Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica envolvendo busca de textos teóricos e documentos oficiais sobre a origem da educação física, comunicação oral e voz do professor de educação física em livros, dissertações, teses e artigos científicos específicos das áreas da Educação e da Fonoaudiologia. Resultados: Os dados encontrados salientam a característica incentivadora da voz desse profissional que busca desencadear e manter o movimento corporal dos alunos, em meio à concorrência sonora das atividades práticas e ruidosas das aulas de educação física, na maioria das vezes em ambiente de grande amplitude, ou em locais improvisados com poucas condições apropriadas ao uso vocal. Discussão: Os dados alertam para uma prática profissional com uso vocal em forte intensidade. O não reconhecimento dos professores como profissionais da voz favorece o pouco cuidado e treinamento vocal. Conclusão: Reforça-se a ideia de que professores de educação física necessitam de formação para o adequado uso da voz, tanto na graduação como no decorrer do exercício profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner José Pedersen, Universidade de Araraquara - UNIARA

Professor de educação física, mestre em educação atuante em educação física escolar e na iniciação esportiva.

Maria Lúcia Suzigan Dragone, Universidade de Araraquara - UNIARA

Professora Doutora em Educação Escolar, Fonoaudiologa, docente do programa de pós-graduação em processos de ensino, gestão e inovação da Universidade de Araraquara

Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Comunicações