Desenho infantil – evolução e aplicabilidades na clínica fonoaudiológica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p418-427Palavras-chave:
Desenho, Criança, Desenvolvimento Infantil, Desenvolvimento da LinguagemResumo
Objetivos: Descrever e analisar a evolução do desenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem na Educação Infantil e discutir a sua aplicabilidade na clínica fonoaudiológica. Métodos: A coleta de dados foi realizada em uma escola de educação infantil, com 25 alunos de dois a cinco anos de idade, no período de julho a setembro de 2017. Foram realizadas três atividades distintas, em grupo, com intervalo de um mês entre elas, conforme a faixa etária. Para a classificação dos desenhos utilizou-se a proposta de Lowenfeld e Brittain. A análise qualitativa baseou-se em Montanini. Os dados obtidos foram analisados por meio do teste exato de Fisher e o teste de Friedman. Resultados: Verificou-se diferença significante, quanto à classificação dos desenhos, entre as faixas etárias. Ao considerar a sua evolução, baseado nos três encontros, não se observou diferença relevante. Conclusão: Observou-se, a partir das análises qualitativa e quantitativa, evolução do desenho infantil, à medida que a criança vai se desenvolvendo. Dada a importância de estudos sobre o desenho infantil para a Fonoaudiologia, sugere-se que outras intervenções relacionadas à evolução do desenho sejam desenvolvidas, de forma individual e com maior intervalo de tempo entre as coletas de dados.
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