Percepções e atitudes de acadêmicos de fonoaudiologia sobre pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p299-314

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Percepção, Atitude, Fonoaudiologia, Estudantes

Resumo

Introdução: Apesar de diferentes esforços para a promoção da inclusão, adaptação e qualidade de vida de pessoas com deficiências (PcD) ainda há barreiras a serem vencidas, principalmente, as atitudinais; tais pessoas continuam sujeitas a diferentes graus e tipos de discriminação. Sabe-se que a formação profissional em Saúde, por exemplo - em Fonoaudiologia - implica em envolvimento com PcD; por isso, a conveniência de se realizar pesquisas, junto a estudantes, sobre esse tema. Objetivo: caracterizar e analisar percepções e atitudes de acadêmicos frente à PcD. Método: estudo exploratório, analítico e quantitativo, realizado por meio de um questionário online, elaborado exclusivamente para este, bem como pelo uso da The Multidimensional Attitudes Scale Toward Persons With Disabilities (MAS), adaptada, visando-se conhecer as percepções e as atitudes dos acadêmicos de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria, acerca de PcD. A coleta ocorreu entre dezembro de 2019 e março de 2020. Os resultados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: participaram 36 estudantes; sendo a maioria do sexo feminino, advinda de escolas públicas e com pouco contato com PcD, anteriormente e durante a graduação. Prevaleceu a percepção de não se sentirem amplamente preparados para lidarem com PcD, revelando atitudes como: i) posicionamentos, por vezes, excludentes; ii) sentimentos de tensão, timidez, vergonha e impotência; iii) intenção para interação com PcD, mas comportamentos contraditórios em relação à mesma. Conclusão: as percepções e as atitudes dos acadêmicos, de modo geral, indicaram pouco contato e insuficiente formação relacionada às deficiências. Sugere-se mais estudos que analisem aspectos singulares da formação acadêmica voltada à PcD.

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Biografia do Autor

Vanessa Caroline Bratz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduada em Fonoaudiologia na Universidade Federal de Santa Maria (2020)

Elenir Fedosse, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), com Mestrado (2000) e Doutorado (2008) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), do Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (Mestrado e Doutorado) 

Pedro García Montenegro, Universidad de Talca, Talca

Graduado em FONOAUDIOLOGIA pela Universidad de Talca Chile(1995) e mestre em MAGISTER EN TRASTORNOS DEL LENGUAJE pela Universidad de Talca(2012). Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM (2020)

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Publicado

2021-05-22

Como Citar

Bratz, V. C., Fedosse, E., & Montenegro, P. G. (2021). Percepções e atitudes de acadêmicos de fonoaudiologia sobre pessoas com deficiência. Distúrbios Da Comunicação, 33(2), 299–314. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p299-314

Edição

Seção

Artigos