Consciência fonológica e vocabulário receptivo em casos de transtorno de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e52724Palavras-chave:
Diagnóstico, Aprendizagem, Vocabulário, Linguagem infantil, FonoaudiologiaResumo
Introdução: As habilidades de linguagem oral são preditoras para a leitura e escrita, sugerindo relação entre a consciência fonológica e vocabulário emissivo e receptivo para o seu desenvolvimento. Objetivo: Verificar a associação entre Hipótese de Escrita (HE) e desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno de Aprendizagem (TA) em tarefas de consciência fonológica (CF) e vocabulário receptivo (VR). Métodos: Análise retrospectiva de prontuários eletrônicos de crianças e adolescentes com diagnóstico de TA atendidos entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2016. Foram analisados o nível da HE (Pré-Silábico; Silábico; Silábico-Alfabético e Alfabético) e a avaliação de CF e VR. Utilizou-se o teste Exato de Fisher, com nível de significância (p≤0,05). Resultados: A amostra (n=34) foi dividida em grupos etários: GI=14 (6 a 8 anos e 11 meses), GII=15 (9 a 11 anos e 11 meses) e GIII=05 (12 a 18 anos e 11 meses); 10 do sexo feminino (GI=06; GII=04; GIII=0) e 24 do sexo masculino (GI=08; GII=11; GIII=05). 73,53% frequentavam o ensino Fundamental I, 23,53% Fundamental II e 2,94% Ensino Médio. 47,06% encontravam-se no nível pré-silábico, 11,76% silábico, 23,53% silábico-alfabético e 17,65% alfabético. Observou-se associação positiva da HE com tarefas de CF (p=0,001) e VR (p=0,02). Conclusão: Houve associação entre a HE e CF e VR no grupo estudado, sugerindo a importância dessas habilidades para a leitura e escrita.
Downloads
Metrics
Referências
Barbosa MR, Medeiros LBO, Valle APS. Relação entre os níveis de escrita, consciência fonológica e conhecimento de letras. Estud. psicol. (Campinas). 2016; 33(4): 667-76.
Donicht G, Ceron MI, Keske-Soares M. Erros ortográficos e habilidades de consciência fonológica em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico. CoDAS.2019; 31(1):1-8.
Pazeto TCB, León CBR, Seabra AG. Avaliação de habilidades preliminares de leitura e escrita no início da alfabetização. Rev. Psicopedagogia. 2017; 34(104): 137-47.
Guaresi R, Oliveira J, Oliveira E, Teixeira L. A consciência fonológica e o vocabulário no aprendizado da leitura e da escrita na alfabetização. Rev. (Con) Textos Linguísticos. 2017;11(18): 97-109.
Santos MJ, Barrera SD. Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares. Psicol. Esc. Educ. 2017; 21(1): 93-102.
Pollo TC, Treiman R, Kessler B. Uma revisão crítica de três perspectivas sobre o desenvolvimento da escrita. Estud. psicol. (Campinas). 2015; 32(3): 449-59.
Rosal AGC, Cordeiro AAA, Silva ACF, Silva RL, Queiroga BAM. Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita. Rev. CEFAC. 2016; 18(1): 74-85.
Santos IMS, Melo MRA, Roazzi A. Consciência fonológica e alfabetização em crianças brasileiras: como esta relação tem evoluído?. Iniciação Científica CESUMAR. 2016; 18(2): 211-21.
Bandini HHM, Bandini CSM, Ranciaro NA. Reading, vocabulary, phonological awareness. Paidéia. 2017; 27(68): 314-23.
Ferreiro E, Teberosky A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas; 1985.
Cárnio MS, Vosgrau JS, Soares AJ. O papel da consciência fonológica na compreensão leitora. Rev. CEFAC. 2017;19(5): 590-600.
Godoy DMA, Pinheiro MV, Citoler D. Initial literacy: Influence of phonemic awareness and teaching method. Psicologia: Teoria e Prática. 2017; 19(3): 226-41.
Gonçalves-Guedim TF, Capelatto LV, Salgado-Azoni CA, Ciasca SM, Crenitte PAP. Desempenho do processamento fonológico, leitura e escrita em escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Rev. CEFAC. 2017; 19(2): 242-52.
Mendes GG, Barrera SD. Phonological Processing and Literacy. Paidéia. 2017; 27(68): 298-305.
Santos AAA, Ferraz AS. Avaliação de habilidades relacionadas à compreensão de leitura no ensino fundamental. Psico (Porto Alegre), 2017; 48(1): 21-30.
Wechsler D. WISC-III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças: Manual. 3ª ed.; São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002. 309 p.
Moojen S, Lamprecht RR, Santos RM, Freitas GM, Brodacz R, Siqueira M, et al. CONFIAS: Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003.
Capovilla FC (organizador). Teste de vocabulário por figuras USP - TVfusp: Normatização para avaliar compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos. São Paulo: Memnon; 2011.
Ferraz IPR, Viana FLP, Pocinho MMFDD. Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar. Calidoscópio. 2018; 16(1): 4-15.
Colombo RC, Cárnio MS. Compreensão de leitura e vocabulário receptivo em escolares típicos do ensino fundamental I. CoDAS. 2018; 30(4): e201700145.
Nicolielo-Carrilho AP, Hage SRV. Estratégias metacognitivas de leitura de crianças com distúrbio de aprendizagem. CoDAS. 2017; 29(3): e20160091.
Machado AC, Capellini SA. Caracterização do desempenho de crianças com distúrbio de aprendizagem em estratégias de compreensão leitora. Rev. Psicopedagogia. 2011; 28(86):126-32.
Arnaut MA, Hackerott MMS, Bueno GJ, Nepomuceno PF, Ávila CRB. Erros de base fonológica na escrita: codificação de surdas e sonoras, segmentação e juntura vocabular. Audiol Commun Res. 2014;19(3): 264-71.
Pedrosa BAC, Dourado JS, Lemos SMA. Desenvolvimento lexical, alterações fonoaudiológicas e desempenho escolar: revisão de literatura. Rev. CEFAC. 2015; 17(5):1633-42.
Nalom AFO, Soares AJC, Cárnio MS. The relevance of receptive vocabulary in reading comprehension. CoDAS. 2015; 27(4): 333-8.
Piccolo LR, Salles JF. Vocabulário e memória de trabalho predizem desempenho em leitura de crianças. Revista Psicologia: Teoria e Prática. 2013; 15(2),180-91.
Santos MTM, Befi-Lopes DM. Vocabulary, phonological awareness and rapid naming: contributions for spelling and written production. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2012; 24(3): 269-75.
Coelho CLG, Correa J. Compreensão de leitura: Habilidades cognitivas e tipos de texto. Psico (Porto Alegre). 2017; 48(1): 40-9.
Silva C, Capellini SA. Desempenho de escolares com e sem transtorno de aprendizagem em leitura, escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológica. Rev. Psicopedagogia. 2013; 30(91): 3-11.
Granzotti RBG, Furlan SA, DOMENIS DR, Fukuda MTH. Memória de trabalho fonológica e consciência fonológica em crianças com dificuldade de aprendizagem. Distúrb Comum. 2013; 25(2): 241-52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jéssica Moreno Leite, Matheus Francoy Alpes, Patrícia Pupin Mandrá
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.