Voz, monotonia e autonomia no ambiente de trabalho de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i2e65829

Palavras-chave:

Docentes, Voz, Distúrbios da Voz, Saúde Ocupacional, Condições de Trabalho, Saúde Mental

Resumo

Introdução: a relação entre voz e trabalho é objeto de estudo constante. Ainda não há investigação sobre a relação de monotonia e autonomia com queixas vocais. Objetivo: investigar a relação entre a monotonia e a autonomia no ambiente de trabalho com o surgimento de queixas vocais entre professores. Método: estudo exploratório, qualitativo e descritivo, realizado a partir de grupo focal considerando o ineditismo da temática do estudo. Dez professores triados em estudo anterior com suspeita de distúrbio de voz pelo Índice de Triagem de Distúrbio de Voz, que indicaram percepção de monotonia e falta de autonomia no ambiente de trabalho por meio do instrumento Condições de Produção Vocal de Professores foram convidados a participar. Sete professores aceitaram e foram conduzidos dois grupos focais. Perguntas disparadoras sobre monotonia e autonomia no ambiente de trabalho foram feitas. Após análise de conteúdo, foram criadas quatro categorias principais e subcategorias de análise. Resultados: os participantes debateram questões relacionadas à quebra de expectativas sobre o trabalho, frustrações, rotina e desafios diários. Considerações sobre a voz estavam relacionadas ao uso repetitivo e por longos períodos e ambiente com acústica desfavorável. Queixas como rouquidão e baixa projeção vocal foram citadas. Conclusão: monotonia no ambiente de trabalho foi percebida como algo repetitivo e as relações com o surgimento de queixas vocais podem estar relacionadas a situações de uso da voz de forma intensa e constante. A falta de autonomia parece ocasionar a monotonia e, consequentemente, desmotivação, frustração com a carreira e adoecimento, dentre eles, o distúrbio de voz.

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

Oliveira, M. A. S. de, Ferreira, L. P., Nakamura, H. Y., & Constantini, A. C. (2024). Voz, monotonia e autonomia no ambiente de trabalho de professores. Distúrbios Da Comunicação, 36(2), e65829. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i2e65829

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Artigos