Percepções de estudantes de ensino superior em saúde sobre ruído dentro e fora da clínica escola
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i3e67109Palavras-chave:
Ruído, Efeitos do Ruído, Estudantes de Ciências da Saúde, CompreensãoResumo
Introdução: a poluição sonora é um problema de saúde pública e é considerada a segunda maior causa de poluição no mundo moderno. Observa-se no ambiente acadêmico edificações que comprometem o conforto acústico, podendo apresentar impactos negativos para os estudantes e para outros frequentadores. Objetivo: analisar o entendimento de estudantes universitários sobre o ruído, seus impactos e a sua presença em uma clínica-escola. Métodos: pesquisa transversal e exploratória realizada por meio da aplicação de um questionário on-line com estudantes de uma instituição de ensino superior federal. A análise do conteúdo das respostas foi feita por meio de análise descritiva, análise estatística, categorização e nuvem de palavras. Resultados: obteve-se 83 questionários respondidos pelos estudantes. Os termos “barulho”, “incômodo” e “som desagradável” foram utilizados para definir ruído, e “perda auditiva”, “estresse”, “desconcentração”, “dor de cabeça”, “zumbido” e “irritabilidade” para caracterizar as consequências à exposição ao ruído. Entre os discentes, 38,6% acreditam que a clínica-escola não é ruidosa, 36,1% não souberam informar e 25,3% referiram que o local era ruidoso por motivos relacionados à acústica da infraestrutura, quantidade de pessoas circulando no espaço e localização geográfica. Conclusão: apesar de a maior parte dos estudantes estarem cientes sobre os efeitos negativos à saúde da exposição ao ruído, verificou-se que eles vivenciam situações de risco dentro e fora do contexto universitário, reforçando a necessidade de ações de promoção à saúde auditiva e prevenção de agravos.
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