53

54

dara Juarte Feijd

Jornalista formou-se na PUC-SP em 1998 e
trabalhou em veiculos como Jornal da Tarde,
Isto E e Veja Sdo Paulo. Mestre em Historia
Social pela USP, esta desenvolvendo uma tese
de Doutorado sobre o telejornal “Reporter
Esso”.

O julgamento de
Roberto Marinho

Conheca o documentario Brazil:
Beyond Citizen Kane, uma
radiografia das relacoes entre as
Organizagoes Globo e a Ditadura
Militar.




“Julgamento da Revolucao” € o nome de um célebre editorial
publicado na primeira pagina do jornal O Globo, no domingo, 7 de
outubro de 1984. No texto de duas colunas, que ocupou um terco da
capa do periodico, o dono das Organizacoes Globo, Roberto Marinho
(1904-2003), declarava: “Participamos da Revolucao de 1964
identificados com os anseios nacionais das instituicoes
democraticas, ameacadas pela radicalizacao ideologica, greves,
desordem social e corrupcao generalizada. Quando nossa redacao
foi invadida por tropas anti-revolucionarias, mantivemo-nos firmes
em nossa posicao.

Prosseguimos apoiando o movimento vitorioso desde os
primeiros momentos de correcao de rumos até o atual processo de
abertura que devera consolidar-se com a eleicao do futuro
presidente.” Nove anos depois, o Channel 4, de Londres, abria
espago em sua programacao para um documentario-bomba, que se
chamou Brazil: Beyond Citizen Kane, mas poderia ser subentendido

como “0 Julgamento de Roberto Marinho”.

Dirigido pelo cineasta britanico Simon Hartog (1942-1992), um
documentarista que dedicou a vida a denunciar as mazelas sociais e
a corrupcao nos paises de Terceiro Mundo, Brazil: Beyond Citizen
Kane é um filme declaradamente panfletario. Para realiza-lo, o
diretor passou mais de dois anos colhendo depoimentos de politicos,
empresarios, escritores, artistas e profissionais de televisao que
pudessem esclarecer qual a relacao entre o dono das Organizagoes
Globo e os presidentes e ministros da Ditadura Militar que governou
o Brasil entre 1964 a 1985.

Assim como os aclamados documentarios politicos /lha das
Flores (Brasil, 1990, dir. Jorge Furtado) e Cidaddo Boilesen (Brasil,
2009, dir. Chaim Litewski), o filme de Hartog é autoexplicativo. Por
meio do encadeamento agil e instigante de entrevistas e imagens de
arquivo, o cineasta vai construindo um enredo que mostra como a
historia da Rede Globo de Televisao e a da Ditadura Militar sao
praticamente indissociaveis.

O filme comeca com a imagem de Roberto Marinho e a narracao
do proprio Hartog, dizendo que nao existe nenhuma emissora de
televisao no mundo tao poderosa quanto a TV Globo. Em seguida, a
camera mostra o entao governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola
(1922-2004), afirmando:

Roberto Marinho € uma espécie de Stalin das Comunicacoes de
nosso pais. Quem nao concorda com ele, € mandado para a Sibéria.

ASibéria do gelo. ASibéria do esquecimento.



Aseguir, o cantor e compositor Chico Buarque comenta:

Eu acho que ele € mais poderoso que o Cidadao Kane. Ele € a
forca politica mais importante em um pais de 150 milhoes de
habitantes. Aqui no Brasil, nada se faz sem consultar o Roberto
Marinho. E assustador.

Esses depoimentos introduzem o eixo narrativo do
documentario. A partir desse ponto, Hartog desenvolve um roteiro
em que explica as semelhancas entre o dono das Organizacoes Globo
e 0 magnata das comunicacdes Charles Foster Kane. E interessante
notar como, sob qualquer angulo que se olhe, Roberto Marinho foi,
mesmo, “muito além do Cidadao Kane”, como sublinhou Hartog.

No filme de Orson Welles, Kane era um milionario norte-
americano que, nos anos 1920, assume um tabloide decadente e, a
partir dele, monta um império de comunicagées, “com 37 jornais e
dezenas de emissoras de radio”. Para isso, recorre a toda sorte de
manipulacoes e golpes baixos, com reflexos até na vida politica dos
Estados Unidos.

Roberto Marinho, o Cidadao Kane brasileiro, também comecou
a construir seu império nos anos 1920. Em 29 de julho de 1925, seu
pai, Irineu Marinho Coelho de Barros, acionista minoritario do jornal
vespertino A Noticia, fundou um novo jornal, chamado O Globo.
Vinte e um dias depois, sofreu um infarto fulminante. Roberto,
entao com 20 anos, passou a administrar O Globo, sob a orientacao
do tesoureiro Herbert Moses (futuro presidente da Associacao

Brasileira de Imprensa) e do redator-chefe Euclides de Matos.

Em 1931, Marinho assumiu o pomposo cargo de “Diretor-
Redator-Chefe”, que ocuparia durante toda a sua vida.
Autointitulado liberal (ou seja, capitalista, conservador e
anticomunista), Marinho tornou-se um aliado de primeira hora do
ditador Getulio Vargas. Por isso, em dezembro de 1944, obteve a
concessao da Radio Globo do Rio de Janeiro. Embora a estacao
obtivesse algum destaque com suas transmissoes esportivas (como a
da Copa do Mundo de 1950), nao conseguia bater as poderosas
Mayrink Veiga, Tupi e Nacional.

Em 1957, segundo descreve Hartog em Brazil: Beyond Citizen
Kane, Marinho ganhou a concessao de seu primeiro canal de TV,
Sobre uma foto de Marinho ladeado pelos sorridentes Juscelino
Kubitschek e Joao Goulart, o cineasta narrou: “Marinho obteve a
primeira concessao no governo de Juscelino, o qual apoiou. A
segunda veio de Jango, que ele ajudou a depor”.

Essas concessoes foram a semente da Rede Globo de Televisao,
que hoje conta com cinco emissoras proprias (Sao Paulo, Rio de
Janeiro, Brasilia, Belo Horizonte e Recife) e 121 afiliadas que
atingem 95% dos municipios brasileiros. Atualmente, a Globo € a
terceira maior rede de televisao do mundo, atras apenas das norte-
americanas ABC e CBS.

Brazil: Beyond Citizen Kane ajuda a entender como Marinho
conseguiu dinheiro para montar sua rede de televisao e, a partir
dela, construir o maior e mais poderoso conglomerado de midia da

Ameérica Latina.



De acordo com Hartog, a peca-chave do quebra-cabecas € o
acordo firmado em 1965 entre Marinho e o conglomerado norte-
americano TimeLife. O documentarista entrevistou o executivo Joe
Wallach, diretor da TimeLife, que se mudou para o Brasil em agosto
de 1965, para ajudar Marinho a levantar a Globo. Wallach ficou no
Brasil até 1980, tendo sido, ao lado de Walter Clark (1936-1997) e
José Bonifacio de Oliveira Sobrinho, o Boni, o maior responsavel por
levar a TV Globo a lideranca isolada de audiéncia®

Walter Clark aparece em Brazil: Beyond Citizen Kane. Em sua
entrevista, o ex-diretor da TV Globo insinua que Roberto Marinho o
demitiu por ciimes e que teria muitas semelhancas com o magnata
da comunicacao criado por Orson Welles: “Ele € como o Cidadao
Kane, mas sem o Rosebud”.

Joe Wallach concedeu a Hartog um depoimento mais
detalhado. Disse, por exemplo, que o dono da TV Globo e o governo
militar tinham o interesse de montar uma rede que atingisse todos
os Estados do Brasil. “Essa rede nao era tanto para entreter o
publico, mas sim para integrar o Brasil”, diz. “E nossa companhia
tinha interesse estratégico pela Argentina, Venezuela e Brasil, por
ser um mercado virgem e proveitoso para investir.”

De acordo com Wallach, entre 1965 e 1966, a TimeLife investiu 6
milhGes de dolares na emissora do Jardim Botanico. O valor € vinte
vezes maior do que o capital que o todo-poderoso Assis
Chateaubriand (1892-1968) utilizara para fundar a TV Tupi. O acordo

entre Marinho e o grupo norte-americano erailegal.

O Codigo Brasileiro de Telecomunicacoes (Lei n° 4.117, de
27/08/1962) proibia a participacao de empresas estrangeiras no
setor de radiodifusao, telecomunicacoes e midia no Brasil.

Na época da producao de Brazil: Beyond Citizen Kane, Boni
ainda era diretor da Rede Globo e nao quis receber Hartog. Mas em
2010, em entrevista a revista Imprensa, admitiu que o acordo
TimeLife infringia as leis brasileiras. “O acordo era totalmente
ilegal, no meu ponto de vista (...) Era um acordo de assisténcia
técnica: eles construiram o prédio da TV Globo no Rio de Janeiro e
em troca, cobravam um aluguel exorbitante. Foi mais ou menos
como acontece hoje entre a Record e a Igreja Universal (do Reino de
Deus)”.’

Os presidentes militares, interessados em criar uma rede de
telecomunicacoes que fizesse a sua mensagem nacionalista e
totalitaria chegar aos lares de todos os brasileiros, fizeram vista
grossa para essa ilegalidade e ainda investiram milhoes de dolares
na emissora de Marinho. De acordo com Hartog, em 1990, 30% da
verba publicitaria da TV Globo vinha do Governo Federal.

O documentario mostra que a relacao de cooperacao mutua
entre Marinho e os militares era muito clara. Por exemplo, no trecho
sobre o presidente Costa e Silva, Hartog narra: “Em 1967, Costa e
Silva assume a presidéncia e tem inicio o milagre economico
brasileiro”. E em seguida, exibe uma entrevista do ditador,
descrevendo a filosofia do Regime Militar: “Que os ricos, sejam cada
vez mais ricos, para que gracas a eles os pobres, por sua vez, sejam

menos pobres”.



A sequéncia termina com um comentario do proprio Hartog: “O
ditador deu total apoio a comunicacao, dando crédito para a compra
de equipamentos para tevé e criando o Ministério das
Comunicacoes. Os objetivos eram a Seguranca Nacional e a
integracao”.

Ao longo do roteiro de Brazil: Beyond Citizen Kane, fica cada
vez mais evidente a relacao de apoio mutuo entre a Rede Globo e a
Ditadura Militar. Uma fala do general Emilio Garrastazu Médici,
militar linha-dura que comandou o Brasil entre 1969 e 1974,
escancara: “Cada vez que ligo a televisao no Jornal Nacional, sinto-
me feliz porque no telejornal da Globo o mundo esta caotico, mas o
Brasil, em paz. E como tomar um tranquilizante ap6s um dia de
trabalho”. Como um franco-atirador, Hartog aponta sua camera
para todos os malfeitos supostamente produzidos pela emissora.

Primeiro mostra que a TV Globo apagou de sua programacao
qualquer menc¢ao ao cantor e compositor Chico Buarque, pois ele
havia sido declarado “persona non grata” pelo Regime Militar. Em
seguida, mostra o ministro da Justica Armando Falcao dizendo que a
emissora nunca precisou sofrer censura porque era leal ao governo
militar.

Lembra que o Comicio das Diretas, que reuniu mais de 1 milhao
de pessoas em 25 de janeiro de 1984, em Sao Paulo, recebeu uma
cobertura totalmente distorcida no JN.

E relembra, ainda, dois fatos politicos que até hoje assombram
a historia da Globo: a campanha que Marinho teria arquitetado, em
1982, para tentar evitar que seu desafeto politico, Leonel Brizola,

assumisse o governo do Rio de Janeiro; e a manipulacao grosseira do
ultimo debate eleitoral entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inacio
Lula da Silva, na véspera da eleicao presidencial de 1989.

Outro trecho bastante pungente é o que fala das ligacoes
politicas entre Roberto Marinho e seu amigo, Antonio Carlos
Magalhaes, o ACM (1927-2007). Hartog descreve que o dono das
Organizacoes Globo teria operado nos bastidores para fazer do
politico baiano o Ministro das Comunicacoes do governo Joao
Figueiredo (1979-1984). De posse do cargo, ACM teria articulado
para que as duas concessoes da TV Tupi, uma no Rio e outra em Sao
Paulo, nao fossem parar nas maos de concorrentes de Marinho.

Como forma de agradecimento, em 1987, Marinho cancelou
abruptamente o contrato de 18 anos da Globo com sua afiliada em
Salvador, a TV Aratu. Dali em diante, a parceira da Globo na cidade
seriaa TV Bahia, pertencente a familia de Antonio Carlos Magalhaes.
Como se vé, o documentario Brazil: Beyond Citizen Kane se propoe a
fazer o julgamento (ou linchamento) publico de Roberto Marinho. O
lado irénico € que seu idealizador, Simon Hartog, nao tenha vivido o
suficiente para ver o veredito que o povo brasileiro deu ao
empresario.

Em 1992, as Organizag6es Globo foram a Justica tentar barrar a
exibicao do documentario na Inglaterra e no Brasil, sob o pretexto
de que a producao exibia imagens que pertenciam exclusivamente a
TV Globo. Nesse meio tempo, Hartog adoeceu e o documentario

teve de ser finalizado por seu socio, o produtor de teveé britanico



Leonel Brizolla e Antonio Carlos Magalhaes
no documentario Além do Cidadao Kane



SURRIANUE S RS ENGMANIEUNAL U] 8[8[C Dosumentaric Praibide no Brasif
R

re

Globo YedTe do, na pessc

o cendakMd politkco #Pasileiro.
3 cfcmmfo: 7 edivk “w

Iva clberrnad sy
icado / E‘
’ fol proibido de ter seu nome S
fage ,dc mitos culturalmente
qmmmzs, mmao de noticias frivolas e alienacdo -
humana. Depoimentos de Leonel Brizola, Chico O
Buarque, stlllngmn‘ Qtto entre owtros jornalistas,
historiadores e estudiosos da socledade brasileira. D
” L : Q“
A7
53
N,
O
fodo bra ¢ everia ve : lo Cldad Nay QJ I ' " .l X
hy )
~J
D

Alem do Cidadao Kane

B|BIC oxe




SINOPSE

Muito Além do Cidadao Kane € um

documentario produzido pela BBC de

Londres — proibido no Brasil desde a SORRIA7
estréia , em 1993, por ordem judicial,
que trata das relacdes sombrias entre
a Rede Globo de Televisao, na
pessoa de Roberto Marinho, com o
cenario politico brasileiro. — Os Cortes
e manipulacdes efetuados na edicao |
do ultimo debate entre Luiz Inacio da VOCE ESTA SENDO
Silva e Fernando Collor de Mello, que MANIPULADO!!
influenciaram a eleigdo de 1989. - -
Apoio a ditadura militar e censura a
artistas, como Chico Buarque, que por muitos anos foi
proibido de ter seu nome divulgado na emissora. — Criagao de
mitos culturalmente questionaveis, veiculagao de noticias
frivolas e alienagédo humana. — Depoimentos de Leonel (...)
Brizola, Chico Buarque, Dias Gomes, Lula, Anténio Carlos
Magalhaes, Roberto Marinho, Washington Olivetto e outros.

aue)| ogpepig oq Wy o}nyy jiseig

FICHA TECNICA

Titulo original: Beyond Citizen Kane
Ano: 1993

Tempo: 93min

Género: Documentario

Oo3alA

BRASIL

MUITO ALEM DO CIDADAO KANE




John Ellis, hoje professor de Comunicacao e Midia na Universidade
de Londres. De acordo com depoimento de Ellis ao jornal Folha de S.
Paulo, Hartog terminou a edicao do documentario em marco de
1992, entrou em coma em maio do mesmo ano e morreu dois meses
depois.

Coube a John Ellis tomar as devidas providéncias para que
Brazil: Beyond Citizen Kane fosse transmitido pelo Channel 4, de
Londres, em sua versao integral, em 1993. No Brasil, o documentario
foi exibido em uma sessao no Museu da Imagem e do Som (MIS), em
Sao Paulo, em 2 de junho de 1994. No dia seguinte a exibicao, o
governador Luiz Antonio Fleury Filho mandou demitir o jornalista e
videomaker Geraldo Anhaia Mello, programador do MIS. De posse de
uma copia em VHS, Anhaia Mello se encarregou de promover a
dublagem do documentario e fazé-lo circular por grupos de cinéfilos
e estudantes de Comunicacao.

No mesmo ano, lancou o livro Muito Além do Cidaddo Kane, que
trazia o roteiro comentado e a biografia do diretor. Uma justa
homenagem ao cineasta Simon Hartog, que foi impedido de ver seu o
ultimo e mais importante filme se tornar um classico da Historia da
Comunicacao no Brasil.

Desde 2009, os direitos de exibicao do documentario em tevé
aberta pertencem a Rede Record de Televisao. O video jamais foi
lancado comercialmente em VHS ou DVD, mas esta disponivel em

copias piratas ou no YouTube (ja teve mais de 500 mil acessos).

& % o - i
RaL i MMNHALS

Muito alem
o Cidaddo Kane

Lagie. 23

Capa do Livro de Geraldo Anhaia Mello



FICHATECNICA

Brazil: Beyond Citizen Kane (Reino Unido, 1993).

Direcao: Simon Hartog.

Género: Documentario.

Cor, 93 minutos.

Producao: Large Door (produtora de John Ellis e Simon
Hartog).

BIBLIOGRAFIA

ANHAIA MELLO, Geraldo. Muito Alem do Cidaddo Kane. Sao
Paulo: Scritta Editorial, 1994.

CLARK, Walter e PRIOLLI, Gabriel. O campedo de audiéncia:
uma autobiografia. Sao Paulo: Best-Seller, 1991.

WALLACH, Joe. Meu Capitulo na TV Globo. Rio de Janeiro:
Topbooks, 2011.

Notas:

1.Até a promulgacao da Constituicao de 1988, as concessoes de
canais de televisao no Brasil eram uma atribuicao exclusiva do
presidente da Republica. Cada concessao equivale a um canal de
tevé de alcance regional. Assis Chateaubriand, por exemplo,
obteve a concessao da TV Tupi de Sao Paulo (canal 3) em 1950 e sO
no ano seguinte obteve a da TV Tupi RJ (canal 6). Roberto
Marinho, por sua vez, ganhou de Juscelino Kubitschek a concessao
do canal 4 do Rio de Janeiro em 1957, mas so6 colocou a emissora
no ar, com o nome de TV Globo, em 26 de abril de 1965. Para levar
a programacao da Globo a Sao Paulo, Marinho comprou a
concessao da TV Paulista (canal 5), que pertencia as Organizacées
Victor Costa.

2.Em 31/08/2011, por ocasiao do lancamento de seu livro, Meu
Capitulo na TV Globo (Ed. Topbooks, 2011), o executivo Joe
Wallach afirmou, em entrevista ao Programa do J6: “O acordo
TimeLife acabou depois de cinco anos, mas eu fiquei 15 na TV
Globo, no Rio (...) Depois eu voltei para os Estados para dirigir o
canal Telemundo, dedicado ao publico latino nos Estados Unidos.
Ai eu voltei para a Globo para montar a Tele Montecarlo, nossa
afiliada em Monaco. Nos anos 1990, eu iniciei Globosat: inaugurei
os quatro primeiros canais de tevé por assinatura da Globo:
Multishow, Telecine, GNT e SporTV.”

3.Em 2002, a Emenda Constitucional nUmero 36 autorizou a
participacao de até 30% de capital estrangeiro nas empresas de
Comunicacao brasileiras.

4.0LIVEIRA SOBRINHO, José Bonifacio Boni. Para Boni, acordo
Globo-TimelLife foi operacao totalmente ilegal. Revista
Imprensa n° 260, Sao Paulo: setembro de 2010.



