O CONCEITO DE VARIÁVEL E O MODELO 3UV – TRÊS USOS DA VARIÁVEL

Autores

  • Jamirley Priscila de Souza de Paula PUC/SP
  • Gabriel Loureiro de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Álgebra, livro didático, variável, modelo 3UV.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento cujo objetivo é investigar como os livros didáticos abordam o conceito de variável segundo o Modelo 3UV (Três Usos da Variável), desenvolvido pelas pesquisadoras mexicanas Maria Trigueros e Sonia Ursini. Neste artigo, serão apresentados alguns exemplos de atividades que exploram diversos usos da variável inspiradas no livro Enseñanza del Álgebra Elemental publicado em 2005 pelas pesquisadoras supracitadas em parceria com Fortino Escareño e Delia Montes. O objetivo é auxiliar o professor na sua prática de ensino, mostrando a aplicação do Modelo 3UV. Inicialmente será apresentada uma parte da revisão bibliográfica realizada para a investigação de mestrado anteriormente citada, enfatizando a importância de se analisar materiais didáticos. Por meio deste estudo, busca-se despertar um olhar mais crítico nos docentes que atuam na Educação Básica em relação aos materiais didáticos que utilizam.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL, Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BAILO, Fernanda Roberta Ravazi. Análise dos usos da variável presente no caderno do aluno na introdução à álgebra da Proposta Curricular do Estado de São Paulo do ensino fundamental II de 2008 e 2009. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

BELTRAME, Juliana Thais. A álgebra nos livros didáticos: um estudo dos usos das variáveis, segundo o Modelo 3UV. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

CARMO, Paulo Ferreira do. Um estudo a respeito da generalização de padrões nos livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

URSINI, Sonia; et al. Enseñanza del Algebra Elemental: Una propuesta alternativa. México. Ed.Trillas. 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

de Souza de Paula, J. P., & Loureiro de Lima, G. (2017). O CONCEITO DE VARIÁVEL E O MODELO 3UV – TRÊS USOS DA VARIÁVEL. Ensino Da Matemática Em Debate, 4(1), 21–35. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/34112

Edição

Seção

Artigos