Sequência didática interdisciplinar usando o software Modellus para determinação da qualidade de vida de uma população

Autores

  • Chrystian Bastos de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i2p96-111

Palavras-chave:

Sequência Didática, Software Modellus, Qualidade de vida.

Resumo

RESUMO

Este artigo visa a apresentação de uma sequência didática para alunos do Ensino Médio que contempla competências e habilidades das áreas de Matemática e Geografia. Com ela, o pesquisador pode estimar a qualidade de vida da população do seu município para alguns anos depois, usando modelagem matemática. Estuda-se o conceito de função, variável dependente e independente e percebe-se que esses conceitos também estão presentes em conteúdos estudados em Geografia, como PIB, PIB per capita, IDH, etc. Com isso, faz-se o levantamento de dados desses indicadores para o município nos últimos anos e, usando a modelagem, faz-se a projeção para anos seguintes. Para tanto, fizemos uso do software matemático Modellus como instrumento auxiliar nas atividades de modelação.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Chrystian Bastos de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Educação Matemática da PUC SP.

Referências

BORBA, M. C; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC – Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 1999.

KAVESKI, F. C. G. Concepções acerca da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: um estudo de caso. In: II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, Vitória/Vila Velha, 2005.

MALHEIROS, A. P. S. A produção dos alunos em um ambiente de Modelagem. (Dissertação Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista –

UNESP, 2004.

OLIVEIRA, Bruno Kerber de; ARAÚJO, Ednei Leite de. Modellus : Uma ferramenta computacional para modelagem matemática. XVI ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DO SUL. Porto Alegre, 2010.

SANTOS F. V. S.; ALMEIDA, L. M. W. O software Modellus em situações de Modelagem Matemática: uma reflexão sobre as possibilidades de um software educativo. In: II Encontro Paranaense de Informática Educacional. Anais eletrônicos do II ENINED. Foz do Iguaçu. Paraná. 2006.

VEIT, E. A. e TEODORO, V.D. Modelagem no ensino / aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacional para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física. V-24, n.2, jun.2002.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

de Almeida, C. B. (2019). Sequência didática interdisciplinar usando o software Modellus para determinação da qualidade de vida de uma população. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(2), 96–111. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i2p96-111

Edição

Seção

Artigos