O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p71-88

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Matemática, Formação continuada, Contribuições.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou responder como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) contribui para a Formação Continuada (FC) de professores que ensinam matemática. Para tanto, foi realizada uma Pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso no LEM do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, em um curso de FC com professores atuantes em redes municipais de ensino do estado de Minas Gerais. O objetivo se deu em investigar as contribuições desse LEM na FC desses professores. Assim, fundamentou-se em pressupostos teóricos acerca do ensino de matemática via LEM, bem como uma revisão de literatura sobre a temática. Para desenvolver a pesquisa utilizou-se a entrevista estruturada e discussão dos dados articulada com os pressupostos teóricos. Concluiu-se que o LEM contribui para o aperfeiçoamento de professores que ensinam matemática, pois proporciona o conhecimento e aprendizado de metodologias diversificadas, bem como discussões e reflexões de suas práticas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto (Portugal), Porto. 1994.

COSTA, J. G. O laboratório de Educação Matemática na formação continuada do professor de matemática. 2014. 126f. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

LOPES, J. A.; ARAUJO, E. A. O Laboratório de Ensino de Matemática: implicações na formação de professores. Zetetiké, v. 15, n. 1, 2007.

LORENZATO, S. (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas-SP, Autores Associados. 3. ed. 2012.

OLIVEIRA, A. M. N. Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática: As razões de sua necessidade. Dissertação de Mestrado em Educação. Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1983.

PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas-SP, Autores Associados. 3. ed. 2012, p. 77-92.

PONTE, J. P. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, v. 19, n. 25, 2006.

RÊGO, R. M.; RÊGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas-SP, Autores Associados. 3. ed. 2012, p. 39-56.

RODRIGUES, F. C. Laboratório de Educação Matemática: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores. Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Laboratório de Educação Matemática na formação de professores. Curitiba, Appris. 1. ed. 2015.

SANTOS, R. C.; GUALANDI, J. H. Laboratório de Ensino de Matemática: O uso de materiais manipuláveis na formação continuada dos professores. In: XII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM. 2016. p. 2-4.

TURRIONI, A. M. S. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista – Instituto de Geociências e Ciências Exatas Campus de Rio Claro, Rio Claro, 2004.

TURRIONI, A. M. S.; PEREZ, G. Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na formação de professores. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas-SP, Autores Associados. 3. ed. 2012, p. 57-76.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Oliveira da Fonseca, D., & Gualandi, J. H. (2020). O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(2), 82–100. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p71-88

Edição

Seção

Artigos