Processo de conceituação da medida e outras questões imbricadas: uma leitura histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p65-92

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Processo de Conceituação, Conceito de Medida, Pensamento e Linguagem, Níveis de Pensamento.

Resumo

Nesse estudo, apresentamos reflexões teóricas, resumidamente, de uma investigação em nível de doutorado que teve como objetivo central investigar o processo de apropriação de conceitos matemáticos por professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental, inseridos num projeto de formação continuada que apresenta estrutura funcional da 'atividade' com base nos pressupostos teórico-filosóficos da Teoria Histórico-Cultural. Especificamente sobre estas reflexões, buscamos, portanto, resposta à questão que norteou o estudo em evidência: Como podemos explicar o processo de reconstituição lógica considerando a origem e o desenvolvimento histórico do conceito de medida? Na busca por essa resposta, a priori, em linhas gerais, discutimos sobre o processo conceitual, destacando, por exemplo, que, ao longo da história é visível a ocorrência de saltos qualitativos na forma como o homem ousou pensar, o que outrora foi denominado por pensamento mítico. Feito isso, nos detemos na explicação do processo histórico-social de produção do conceito de medida, analisando as suas três fases de desenvolvimento, a saber: medidas antropométricas, prática utilitária e o conhecimento matemático enquanto processo de abstrações: as relações. Por estar imbricada nesta problemática, ou seja, no processo de desenvolvimento conceitual, também discutimos sobre a natureza social do pensamento, tendo a linguagem como seu instrumento constitutivo. Seguindo essa mesma lógica, por último, com o intuito de tornarmos a discussão da dinâmica relativa ao processo conceitual mais compreensível, explicamos e caracterizamos os dois níveis de modalidades de pensamento: o empírico e o teórico-científico. Nessa direção, no encadeamento das reflexões empreendidas, ficou evidenciado que o conceito de medida, assim como os conceitos no geral, se constitui como tais a partir da relação homem-mundo, ou ainda, que não se desenvolvem naturalmente, mas resultam das condições históricas e sociais em que as experiências humanas suscitam novas necessidades. Portanto, não têm origem primária no pensamento humano, mas nas práticas sociais.

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Biografia do Autor

Neuton ALVES Araújo, Universidade Federal do Piauí/Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/Centro de Ciências em Educação-UFPI; do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - UFPI-Teresina e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede(PROFMAT) – UESPI – Teresina. 

Cristiane de Sousa Moura Teixeira, Universidade Federal do Piauí/Departamento de Fundamentos da Educação

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação/Centro de Ciências em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFPI-Teresina.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Araújo, N. A., & Moura Teixeira, C. de S. (2020). Processo de conceituação da medida e outras questões imbricadas: uma leitura histórico-cultural. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 65–92. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p65-92

Edição

Seção

Artigos