A oficina pedagógica como metodologia de ensino e aprendizagem de funções elementares na Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.63505Palavras-chave:
Oficina Pedagógica, Funções Elementares, Formação Docente InicialResumo
A oficina pedagógica consiste em uma metodologia de ensino que pode favorecer a construção dos conhecimentos a partir da integração entre teoria e prática e do tripé sentir, pensar e agir, privilegiando tanto o aspecto cognitivo quanto o movimento da ação-reflexão-ação sobre a prática. Nesta perspectiva, neste trabalho apresenta-se o relato de uma oficina realizada com 12 licenciandos e licenciandas do primeiro e do segundo semestres do curso de matemática de uma universidade federal, com o objetivo de analisar os desafios e potencialidades no ensino e na aprendizagem de funções elementares. No processo de planejamento e execução da oficina desenvolveram-se cinco situações-problema na perspectiva investigativa/exploratória, por meio de uma sequência didática. Procurou-se desenvolver uma dinâmica de trabalho que permitisse a interação entre todos os e as participantes, na expectativa de favorecer a aprendizagem de funções, bem como a experimentação da metodologia como subsídio para a prática docente futura na educação básica. Destacam-se, como desafios encontrados, a escassez de fundamentos teórico-metodológicos consistentes e atualizados e a parca experiência de docentes formadores com o uso dessa metodologia. Quanto às potencialidades, ressaltam-se a visualização do conteúdo de forma prática, contextualizada e interdisciplinar; a interação entre estudantes na busca de soluções para as situações-problema e a exploração de diferentes representações gráficas e padrões numéricos, auxiliando na compreensão dos conceitos e na identificação de padrões e relações nas funções elementares. Conclui-se que a oficina constitui-se em um espaço propício para a construção de conhecimentos específicos e pedagógicos, no qual futuros docentes compartilharam ideias, estratégias e descobertas.
Referências
ANDER- EGG, E. El taller una alternativa para la renovación pedagógica. Editorial Magisterio Río de la Plata. Buenos Aires. Argentina, 1991.
BARROS, Nidia A. de; GISSI, Jorge. El taller: integración de teoría y práctiva. Buenos Aires: Humanitas, 1977.
BAUM, V. D. Minimetragens: um olhar (psico)pedagógico sobre a escolarização através de uma Oficina de Aprendizagem. 2015. 275 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.
CARVALHO, D. L. de. Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1994.
CUBERES, M. T. G. El taller de los talleres. Buenos Aires: Angel Estrada, 1989.
DAVIES, Cláudia. O construtivismo de Piaget e o sócio-interacionismo de Vygotsky. In: Anais do Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Científica. Unijuí (Universidade Regional), RS, 1993.
DEWEY, J. Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREINET, C.; SALENGROS, R. Modernizar a escola. Lisboa: Dinalivro, 1977.
MACHADO, L. C. Oficinas Pedagógicas: uma ação interativa entre o pensar e o fazer coletivamente. In: VEIGA, I. P. A. (Org.) Metodologia Participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CVR, 2017.
MARCONDES, M. E. R. Proposições Metodológicas Para O Ensino De Química: Oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Uberlândia: Em Extensão, 7(1) p. 67-77, 2008.
MARTIN, L. Orientação educacional, teoria e prática: repensando o estágio. In: GARCIA, R. L. (Org.) Orientação Educacional: o trabalho na escola. São Paulo: Loyola, 2002.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Mario; BRANCO, Neusa. Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática. Educação Matemática em Foco, 1(1), 9-29, 2011.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.
RONCA, A. C. C; ESCOBAR, V. F. Técnicas pedagógicas: domesticação ou desafio à participação? São Paulo: Vozes, 1982.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas/SP: Autores Associados, 2007
VIGOTSKI, Semenovich Lev. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VIEIRA, E; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


