MODELAGEM MATEMÁTICA: A ARTICULAÇÃO DA MATEMÁTICA E DA MÚSICA NO ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

Authors

  • João Dimas Saraiva dos Santos PUC-SP
  • Douglas Borreio Maciel dos Santos

Keywords:

modelagem matemática, progressão geométrica, música

Abstract

Este artigo tem por alvo apresentar uma pesquisa que trata do uso da modelagem matemática como estratégia de ensino. Trata-se do ensino de progressão geométrica em articulação com a música. Nele consta um breve histórico acerca da criação da escala musical temperada a qual se fundamenta no conceito de progressão geométrica. O desenvolvimento das atividades da modelagem seguiu as etapas, de acordo com (Bassanezi, 2013), e foi realizada com um grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio de um colégio localizado na região metropolitana de São Paulo. A experiência com a aplicação da MM em sala de aula foi exitosa, mas acompanhada também por vicissitudes. Detectamos posturas, por parte de alguns dos alunos, resistentes à implementação da atividade nos moldes que foi sugerida. Creditamos a isso a utilização do livro didático como único instrumento de estudo. Esse geralmente utiliza-se do objeto de estudo para então explorá-lo em situações-problema, as quais, em podem ter pouca relação com fenômenos reais.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2016-08-03

How to Cite

Saraiva dos Santos, J. D., & Maciel dos Santos, D. B. (2016). MODELAGEM MATEMÁTICA: A ARTICULAÇÃO DA MATEMÁTICA E DA MÚSICA NO ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(1). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29004

Issue

Section

Artigos