ROBÓTICA EDUCACIONAL: DESAFIOS/POSSIBILIDADES NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA
Keywords:
robótica educacional, experimentação, interdisciplinaridadeAbstract
A realização de oficinas com robótica educacional no ensino médio é uma atividade fundamental para o desenvolvimento de competências como raciocínio lógico, habilidades manuais e estéticas, relações interpessoais e intrapessoais, integração de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento, dentre outras. Consequentemente, a investigação por nós efetuada teve como objetivo geral pesquisar sobre as contribuições da robótica no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares. E, como objetivos específicos investigar quais as possíveis contribuições da robótica educacional no ensino de matemática; descrever o ambiente educativo e possíveis empecilhos associados ao uso da robótica educativa; observar o comportamento dos estudantes numa aula de robótica; avaliar a aplicação da robótica como material didático e suas contribuições no ensino de matemática e física. Para alcançar os objetivos foram realizadas quatro oficinas em uma escola da rede pública estadual localizada em João Pessoa – PB com material de robótica educacional da linha Da Vinci Machines da marca fischertechnik distribuído pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Os resultados mostram que os alunos iniciaram um processo de compreensão sobre as forças que atuam em determinadas máquinas em movimento circular, por exemplo a força centrífuga e dos fundamentos matemáticos da construção de máquinas como ângulos e polígonos. Esse processo de compreensão pode contribuir para o desenvolvimento do interesse pela matemática e física.
Metrics
References
ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; Honey, P. (2002) Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 2002.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1938 (impressão 1996).
BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013. v. único.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEFM, 1999.
CARVALHO, R. N.. Ensino de matemática através da robótica: movimento do braço mecânico. Dissertação Mestrado. Porto Velho, 2013.
CASTILHO, M. I. Robótica na educação: com que objetivos? 2002. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis: Vozes, 2012.
COSTA, N. M. L. Reflexões sobre tecnologias e mediação pedagógica na formação do professor de Matemática. In: BELINE, W.; COSTA, N. M. L. Educação matemática, tecnologia e formação de professores: Algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010.
FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 34ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.
LORENZATO, S. Desafios do contemporâneo que não é novo. Revista Educação Matemática em Foco.V1 – n. 2 AGO/DEZ 2012.
LUCK, H. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.
MALIUK, K. D. Robótica Educacional como cenário investigativo na nas aulas de Matemática. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
MARTINS, E. F. Robótica na sala de aula de Matemática: os estudantes aprendem Matemática? 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
MORAES, M. C. Robótica educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M; MASETTO, M. M. T.;
BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 8ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
PAPERT, S.. LOGO: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1980.
PAPERT, S.. A MÁQUINA DAS CRIANÇAS: Repensando a escola na era da informática. Trad. de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PERRENOUD, F. Dez novas competências para ensinar. Porto alegre: Artmed, 2000.
STEFFEN, H. H. Robótica pedagógica na educação: um recurso de comunicação, regulagem e cognição. 2002. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
VALENTE, J. A. Aprendizagem por computador sem ligação à rede. In: LITTO, P.; FORMIGA, M. (Orgs.). O estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZILLI, S. R. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e práticas. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.