Uma reflexão sobre a tradição da Matemática Escolar e o uso do GeoGebra no ensino de ternas pitagóricas na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p3-17Keywords:
Paradigma do exercício, Geogebra, Ternas pitagóricasAbstract
Neste relato propomos uma reflexão sobre os limites do método tradicional e os obstáculos do uso de software matemático no ensino de Matemática. Elaboramos um método de estudo de ternas pitagóricas, tópico da Teoria dos Números, que possui uma abordagem geométrica, através de triângulos retângulos, e uma abordagem computacional, por meio do software GeoGebra. Para avaliarmos nosso método, escolhemos uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Feira de Santana. Um grupo de controle foi definido para ser aplicado o método tradicional. Apesar de existirem estudos que apontam a importância da utilização de softwares para o ensino de matemática, verificamos que existem obstáculos, como a infraestrutura da escola e a falta de interesse dos alunos, que podem dificultar o uso de software educativos em sala de aula. Por outro lado, os resultados obtidos no grupo de controle revelaram aspectos funcionais do método tradicional e que suas limitações corroboram a necessidade do professor de Matemática utilizar outros métodos de ensino não tradicionais.
Metrics
References
ALRØ, H. SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte, Autêntica Editora. 2010.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Vol.2. Brasília: MEC/SEB, 2006.
CRESWELL, J. H. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, Artmed, 2007.
GRAVINA, Maria Alice, Santarosa, Lucila Maria Costi. (1998) A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. Informática na Educação: Teoria e Prática, vol. 1, n. 1. Porto Alegre: UFRGS – Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação.
PARELLADA, I. L. RUFINI, S. E. O Uso do Computador como Estratégia Educacional: Relações com a Motivação e Aprendizado de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26 n. 4, 2013.
REIS, J. B. A. O conceito de tecnologia e tecnologia educacional para alunos do ensino médio e superior. In: Congresso de Leitura do Brasil, 17, 2009, Campinas. Anais do 17º COLE, Campinas, SP: ALB, 2009. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem16/ COLE_932.pdf> . Acesso em: 7 mar. 2018.
Xxx (2017) – Referência ocultada para evitar identificação dos autores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.