OS JOGOS MATEMÁTICOS E O JOGO “1º GRAU OU GRAU?”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p44-62

Keywords:

Ensino-Aprendizagem, Equações do primeiro grau, Jogos matemáticos, Trigonometria.

Abstract

O presente artigo irá discorrer sobre o uso de jogos para o ensino da matemática, em busca de um aprendizado mais efetivo e consistente dos conceitos dessa disciplina. Em particular, será apresentado o resultado de uma oficina aplicada em turmas do segundo e do terceiro ano do ensino médio do colégio estadual “Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado” (Apucarana, PR). Nela, foi utilizado um jogo criado pela autora do presente trabalho,“1º grau ou grau?”, que envolve dois tópicos importantes do conteúdo programático de matemática do ensino médio: às equações de primeiro grau e a trigonometria. O objetivo da oficina foi trabalhar esses dois conceitos de maneira lúdica e colaborativa, mas também verificar se esse pode ser ao mesmo tempo um modo eficaz e produtivo de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Pelas observações das professoras que supervisionaram a atividade e pelas respostas que os discentes forneceram em um questionário aplicado posteriormente, concluimos que os jogos matemáticos constituem de fato um instrumento precioso para os docentes, capaz de cativar a atenção e o interesse dos estudantes e de auxiliar esses últimos na aquisição de noções essenciais da disciplina.

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Author Biographies

Laísa Francisquini Barreto, Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana

Alessio Gava, Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana

Mestre e doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela UFMG, formado em Física pela “Università di Trieste” (Itália)

 

Professor de matemática junto à Universidade Estadual do Paraná - Campus de Apucarana.

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Published

2019-12-30

How to Cite

Francisquini Barreto, L., & Gava, A. (2019). OS JOGOS MATEMÁTICOS E O JOGO “1º GRAU OU GRAU?”. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(3), 46–64. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p44-62