A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE SOB A PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p1-18Keywords:
Aprendizagem, Registros Semióticos, Proporcionalidade, Funções Cognitivas de ConversãoAbstract
Neste estudo apresentamos uma pesquisa cujo objetivo foi expor ao estudante o quanto é necessário apropriar-se de conteúdos envolvendo proporcionalidade, de maneira que possa refletir sobre possíveis aplicações dessa componente curricular em várias matemáticas. Foi uma investigação qualitativa feita numa escola pública de São Luís – MA, desenvolvida em sessões de apropriação de conteúdo e aprendizagem. Para a análise da aprendizagem dos discentes referente às produções dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula usamos como referencial central os registros de representações semióticas e hipóteses levantadas por Almouloud, Damm e Moretti em seus artigos publicados sobre essa teoria em tela. A análise dos problemas avaliados revelou que os discentes tiveram compreensão de uso das funções de tratamento de registros e de aplicação das funções cognitivas de conversão entre representações semióticas, tornando-se mais visíveis quando se trabalhou com a mudança de registros da linguagem natural para a linguagem figuralMetrics
References
ALMOULOUD, S. A. (2007). Registros de Representação Semiótica e Compreensão de Conceitos Geométricos. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas- SP: Papirus, 2007, p. 125-147.
BRASIL, Ministério da Educação. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 1º e 2º ciclos: Brasília: MEC, SEF, 1998.
BRUNER, J. S. O processo da educação. São Paulo: Nacional, 1978.
CARDOSO, L. F. Dicionário de Matemática. Rio de Janeiro: Lexikon, 2007.
DAMM, R. F. Representação, compreensão e resolução de problemas aditivos. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p. 35-47.
DAMM, R. F. Registros de Representação. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. revista. São Paulo: EDUC, 2008. p. 167-188.
DUVAL, R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnenments cognitif de la pensée. In: DUVAL, R. (Org.). Annales de didactique et Sciences Cognitives. Strasbourg: ULP Irem, v. 5, 1993, p. 37-65.
DUVAL, R. Registros de Representação Semiótica e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas -SP: Papirus, 2007, p. 11-33.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Tradução: Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Física, 2009.
DUVAL, R. Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar os registros de representações semióticas. CAMPOS, Tânia M. M. (Org.). Tradução: Marlene Alves Dias. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2011.
DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Trad. Méricles T. Moretti. REVEMAT. Florianópolis (SC), v. 7, n. 2, 2012, p. 266-297.
DUVAL, R. Rupturas e Omissões entre Manipular, Ver, Dizer e Escrever: História de uma Sequência de Atividades em Geometria. Tradução Celia F. Brandt e Méricles T. Moretti. In: BRANDT, C. F.; MORETTI, M. T. (Orgs.). As Contribuições da Teoria das Representações Semióticas Para o Ensino e Pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: Unijuí, 2014, p.15 - 38.
DUVAL, R. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. Tradução: Méricles Thadeu Moretti. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.11, n. 2, 2016, p. 1-78.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2012.
GITIRANA, V. et al. Repensando multiplicação e divisão: contribuições da teoria dos campos conceituais. São Paulo: PROEM, 2014.
LAMON, S. Teaching fractions and ratios for understanding: Essential content knowledge and instructional strategies for teachers. 3th edition. New York: Routledge, 2012.
LEFEBVRE, Muriel. Images, écritures et espace de médiation: étude anthropologique des pratiques graphiques dans une communauté de mathématiciens. 2001. 224 f. Thése (Doctorat en Sciences de l’Information et de la Communication) - Université Louis Pasteur, Strasbourg I, Strasbourg, França, 2001.
LEST, R.; POST, T.; BEHR, M. Proportional reasining. In: HILBERT, J.; BEHR, M. (Org.). Number concepts and aperations in the midlle grades. Reston. VA: Lawrence Erlbaum & NCTM, 1988, p. 93-118.
LIMA, E. L. et al. A Matemática do Ensino Médio: coleção do professor de Matemática. Vol 1 2ª ed. Rio de Janeiro, Graftex, 1997.
MARANHÃO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular do Estado do Maranhão – Matemática: Ensino Fundamental – 5ª a 8ª série, 2000.
MARANHÃO, C.; MACHADO, S. Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional. Educar em Revistas, n. 1, p. 141-156, Editora UFPR, 2011.
MORETTI, M. T. (2007). A Translação como Recurso no Esboço de Curvas por meio da Interpretação Global de Propriedades Figurais. In: MACHADO, Silva Dias Alcântara (org). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas - SP: Papirus, 2007, p. 149-160.
NCTM – National Council of Teachers of Mathematics. Princípios e normas para a matemática escolar. Lisboa: APM, 2007.
TINOCO, L. A. A. Razões e Proporções. Instituto de Matemática / UFRJ – Projeto Fundão – SPEC/PADCT/CAPES - Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.
VALE, I; PIMENTEL, T.; BARBOSA, A. Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante. Lisboa/Portugal, v. XXIV, n.2, 2015, p. 40-60.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Trad. Paulo Henrique Colonese. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VERGNAUD, G. A. A teoria dos campos conceituais. In: BRUN, J. (Org.). Didácta das Matemáticas. Trad. Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p. 155–191.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.