O ensino de transformações geométricas: uma síntese da literatura envolvendo tarefas e a prática do professor

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7ip152-171

Keywords:

Ensino de Geometria, Natureza das Tarefas, Artigos Científicos.

Abstract

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da literatura acerca do ensino do conteúdo matemático de transformações geométricas, contemplando dois aspectos em relação ao tema: prática do professor e tarefas. Assim, as questões norteadoras deste trabalho foram: (i) Que perfil apresentam as pesquisas em Educação Matemática que tratam da prática do professor? e (ii) Qual a natureza das tarefas elaboradas para abordar as transformações geométricas na prática em sala de aula? Para responder tais questões, foram selecionados 16 artigos publicados em revistas brasileiras da área de Ensino, classificadas com os Qualis A1, A2 e B1, no portal WebQualis CAPES, no quadriênio 2013-2016. A análise desses artigos evidenciou que (i) são pesquisas empíricas, que possuem como focos de análise a formação continuada, a formação inicial e os conhecimentos do professor; e (ii) a natureza das tarefas presentes nos artigos que tratam das transformações geométricas foi diversa:  exercícios, problemas, explorações e investigações, com predomínio dos primeiros e das últimas, e correlação entre as demandas cognitivas da tarefa e a progressão do conteúdo. A partir disso, constataram-se lacunas no conhecimento do professor e a carência de uma maior diversidade tanto nas tarefas acerca do conteúdo matemático de transformações geométricas, aplicadas a propósitos variados, quanto nas habilidades do professor para adequá-las de acordo com os seus objetivos. Tais aspectos podem ser minimizados por meio de processos de formação continuada que explorem esses temas.

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Published

2020-04-30

How to Cite

Delmondi, N. N., & Pazuch, V. (2020). O ensino de transformações geométricas: uma síntese da literatura envolvendo tarefas e a prática do professor. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(1), 191–216. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7ip152-171

Issue

Section

Artigos