PROCESSOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO REVELADOS NAS RESOLUÇÕES DE TAREFAS ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7ip172-190Keywords:
Pensamento Matemático Avançado, Números Racionais, Representação Decimal.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar que processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) são mobilizados por estudantes de um curso de formação inicial de professores de Matemática, ao realizarem tarefas exploratórias envolvendo alguns aspectos da representação de números racionais. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa, pautando nossa coleta de dados na produção escrita dos participantes, a partir da proposição de tarefas relacionadas à representação decimal finita de números racionais. Como resultado, verificamos que os estudantes mobilizaram diferentes aspectos do processo de representação (mudança e tradução) do PMA, relacionados aos conceitos envolvidos. No entanto, em relação aos processos de sintetização, generalização e abstração, foram recorrentes as dificuldades apresentadas. Destacamos a importância de propor atividades que permitam aos estudantes mobilizarem os processos do PMA, principalmente no que tange ao desenvolvimento da abstração, pois esta deve ser uma das preocupações quando se trata da Matemática em um nível superior.Metrics
References
BIANCHINI, B., & MACHADO, S. Reflexões de professores de matemática sobre os processos do pensamento matemático avançado. 2013. In: VII CIBEM Montevideo, Uruguai. Disponível em: <http://cibem7.semur.edu.uy/7/actas/pdfs/446.pdf>. Acesso em: 07 out. 2019.
CAMPOS, T. M. M., & RODRIGUES, W. R. A ideia de unidade na construção do conceito do número racional. REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Florianópolis (SC). v. 2, n. 1, 2007, p. 68-93.
CARMO, P. F., & IGLIORI, S. B. C. Noções de pensamento matemático avançado utilizados em pesquisas na área de educação matemática. Revista Produção Discente em Educação Matemática. São Paulo, v. 6, n. 1, 2017, p. 109-120.
DAMICO, A. Uma investigação sobre a formação inicial de professores de matemática para o ensino de números racionais no ensino fundamental. 316 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2007.
DREYFUS, T. Advanced mathematical thinking processes. In: TALL, D.(Ed.). Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2002, p. 25-41.
GERETI, L. C. V., & SAVIOLI, A. M. P. D. Processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados em resoluções de questões do ENADE. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, 2015, p. 206-222.
MARINS, A. S., & SAVIOLI, A. M. P. D. Pensamento matemático avançado manifestado em tarefas envolvendo transformações lineares. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 2, 2016, p. 489-504.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J., & OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 3. ed. rev. ampl.; 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
TALL, D. The psychology of advanced mathematical thinking. In: TALL, D.(ed.). Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2002, p. 3-21.
VALE, I. (2013). Padrões em contextos figurativos: um caminho para a generalização em matemática. REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Florianópolis (SC), v. 8, n. 2, 2013, p. 64-81.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.