Modelagem Matemática e Educação do Campo: conteúdos emergentes na abordagem de uma situação da vivência dos estudantes

Authors

  • Maykon Jhonatan Schrenk Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC, Santa Helena/PR. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Cascavel/PR. https://orcid.org/0000-0002-1448-6596
  • Rodolfo Eduardo Vertuan Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Toledo/PR https://orcid.org/0000-0002-0695-3086

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p320-348

Keywords:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Matemática, Educação do Campo, Interdisciplinaridade, Modelagem Matemática.

Abstract

Neste trabalho, relatamos uma experiência de sala de aula em uma escola do campo e investigamos quais conteúdos emergem de uma atividade de Modelagem Matemática que envolve os estudantes com situações de sua vivência, mais especificamente, no cuidado da horta escolar. A prática foi realizada com 10 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do campo localizada em uma cidade do oeste do Paraná que participavam de um projeto no período contraturno, em que eram desenvolvidas atividades de matemática. Foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados as anotações do pesquisador em um diário de campo e os registros das atividades realizadas pelos estudantes em seus cadernos. Já para a organização e a análise dos dados, tomamos como suporte teórico a Análise de Conteúdo, com a construção de categorias a posteriori. A partir da experiência, podemos inferir, dentre outras coisas, que os estudantes perceberam que os conteúdos que eles aprendem e as situações-problemas que eles presenciam em sala de aula podem ter importância para sua vivência fora da escola, principalmente no campo, e vice-versa, compreendendo que é necessário aprender matemática, as outras disciplinas e refletir sobre suas experiências extraescolares nos diferentes contextos, sendo a escola, também neste aspecto, um espaço privilegiado para potencializar seus conhecimentos.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maykon Jhonatan Schrenk, Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC, Santa Helena/PR. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Cascavel/PR.

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática – Unioeste, Cascavel/PR. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC, Santa Helena/PR.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Toledo/PR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEL, Londrina/PR. Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Toledo/PR.

References

ALMEIDA, L. M. W. de; SILVA, K. A. P. da; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto. 2012.

BARBOSA, J. C. Modelagem matemática e a perspectiva sócio-crítica. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 2, p. 1-13, 2003.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. Reunião anual da ANPED, v. 24, n. 7, p. 1-15, 2001.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n.4, p. 73-80, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições, v. 70, 1977. 229 p.

BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 2, n. 2, p. 07-32, 2009.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez .1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Matemática do Campo. Brasília, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2002.

CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: um outro olhar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 33-54, 2009.

CAVENAGHI, A. R. A.; BZUNECK, J. A. A motivação de estudantes adolescentes enquanto desafio na formação do professor. In: Congresso Nacional de Educação. 2009. p. 1478-1489.

DUARTE, C. G.; FARIA, J. E. Educação do Campo e Educação Matemática: possíveis entrelaçamentos. Reflexão e Ação, v. 25, n. 1, p. 80-98, 2017.

KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 10, n. 1, 2009.

LOUREIRO, D. Z.; TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. Estágio Docente: Sobre a Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Educação Matemática em Revista, p. 63-71, 2015.

MATTOS, J. R. L. de; RAMOS, J. R. Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo. REMATEC, v. 12, n. 25, 2017.

MONTEIRO, C. E. F. et al. Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo. REMATEC, v. 12, n. 25, 2017.

ORTEGA Y GASSET, J. Sobre o estudar e o estudante. In: POMBO, O. Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D'água, 2000.

PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba, 2006.

PERON, L. D. C.; NOGUEIRA, C. M. I.; REZENDE, V. Análise de problemas do campo conceitual multiplicativo presentes em livros didáticos de 5º ano ofertados pelo PNLD. Ensino da Matemática em Debate, v. 6, n. 3, p. 89-119, 2019.

SCHRENK, M. J.; NOVAES, B. W. D. Educação do Campo e o ensino da matemática: o que revelam os cadernos escolares. XV Seminário Temático, 2017, Pelotas: Anais... Pelotas: UFPe, 2017.

SCHRENK, M. J.; NOVAES, B. W. D. A cultura escolar do campo e o ensino da matemática. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 451-470, set./dez. 2018.

SCHRENK, M. J.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática e horta escolar: o ensino de matemática aliado às experiências dos estudantes. Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática – VIII EPMEM, 2018, Cascavel. Anais... Cascavel: Unioeste, 2018.

SCHRENK, M. J. Tomada de consciência em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. 2020. p. 222. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020.

SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. Que interdisciplinaridade se verifica nos trabalhos de Modelagem Matemática? In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 7, 2016. Londrina: Anais… Londrina: SBEM, 2016.

SETTI, E. J. K. Um olhar para a interdisciplinaridade presente nos trabalhos de Modelagem Matemática apresentados nas últimas seis edições da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). In: Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem, 3, 2016. Londrina: Anais…Londrina: UTFPR, 2016.

SETTI, E. J. K.; ROCHA, Z. de F. D. C.; VERTUAN, R. E. Reflexões acerca da Prática Docente em uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 2016.

SILVA JUNIOR, W. L. P. da et al. Ensino das quatro operações fundamentais da matemática contextualizado: uma experiência na Ilha do Marajó. Ensino da Matemática em Debate, v. 7, n. 1, p. 83-104, 2020.

SOARES, L. F.; SILVA, R. S. R. da. Imagens sobre a matemática construídas por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino da Matemática em Debate, v. 6, n. 3, p. 1-28, 2019.

Published

2020-12-29

How to Cite

Schrenk, M. J., & Vertuan, R. E. (2020). Modelagem Matemática e Educação do Campo: conteúdos emergentes na abordagem de uma situação da vivência dos estudantes. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 320–348. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p320-348

Issue

Section

Artigos