Um estudo sobre múltiplos e divisores por meio de problemas com alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p139-160Keywords:
Resolução de Problemas, Múltiplos, Divisores, Ensino de Matemática.Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de 23 alunos, de uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do interior do Paraná, diante da resolução de problemas envolvendo o conteúdo de múltiplos e divisores. Além disso, também foi investigado se os participantes compreendem os conceitos de números primos, de máximo divisor comum e de mínimo múltiplo comum, sabendo aplicá-los na resolução de problemas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo os dados produzidos através da aplicação de uma atividade diagnóstica. Por meio da análise dos dados foi possível perceber a dificuldade que os alunos possuem quanto à resolução de problemas, tanto na interpretação, quanto na execução de operações básicas.
Metrics
References
ATIVIDADE Provão – Colégio Equipe. Disponível em: <http://www.colegioequipe.com.br/muriae/wp-content/uploads/sites/5/PROVAO-MAT-09-07-6-ANO.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2020.
______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. v.2 Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília - DF, 2006. Formato PDF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2020.
______. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: Educação é a base. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2020.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. 3. ed. São Paulo: Ática, 1991.
DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática. 6.º ano. 1 ed. São Paulo: Ática, 2012.
DOMINGUES, H. H.; IEZZI, G. Álgebra moderna : volume único. 4 ed. São Paulo: Atual, 2003.
FIORELLI, J. O. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum generalizados aplicados no ensino básico. 2017. 72 p. Dissertação (Mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325524>. Acesso em: 01 dez. 2020.
LEONARDO, F. M. (Ed). Projeto Araribá: Matemática. 6.º ano. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2010a.
LEONARDO, F. M. (Ed). Projeto Araribá: Matemática – manual do professor. 6 ano. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2010b.
ONUCHIC, L. R. Ensino Aprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectiva. São Paulo: UNESP, 1999. (seminários e debates). p. 199-218.
ONUCHIC, L R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (orgs). Educação Matemática - pesquisa em movimento. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 213-231.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
SANTOS, V. M. P. dos. Avaliação de aprendizagem e raciocínio em matemática: métodos alternativos. Rio de Janeiro: Projeto Fundão, Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental. Artmed Editora, 2009, p. 58-78.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Ensino da Matemática em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.