Argumentação no Ensino de Matemática: a produção nacional e a formação do professor que ensina matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p203-229Keywords:
Argumentação, Matemática, Ensino de Matemática, Estado da arte.Abstract
Este artigo discute a produção acadêmica brasileira sobre o tema “argumentação no ensino da matemática”. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado da arte” a partir do tema proposto. Foram investigados trabalhos acadêmicos disponíveis na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2000 a setembro de 2020. O estudo teve por objetivo identificar os principais focos de pesquisa, tendências e possibilidades de investigação em relação ao tema “argumentação no ensino de matemática”. Além disso, buscou-se, também, estabelecer uma relação do tema com a formação do professor que ensina matemática. O corpus de análise foi composto por 37 trabalhos envolvendo dissertações e teses disponibilizadas na referida base. Como resultado deste estudo, foi possível construir um panorama sobre a produção acadêmica, a nível nacional, através de uma realidade constituída pelo conjunto de trabalhos analisados envolvendo o tema. Nos resultados são apresentados: a descrição da produção nacional com base no ano de publicação dos trabalhos, região geográfica, instituição de Ensino Superior de origem, nível de escolaridade que se vincula/destina o trabalho, bem como o foco temático das pesquisas, as tendências e possibilidades de investigação e a relação destas pesquisas com a formação do professor que ensina matemática.Metrics
References
ALMEIDA. J. C. P. de. Argumentação e prova na matemática escolar do ensino básico: a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo. 2007. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11502 Acesso em: 27 abril 2020.
ALMEIDA, W. N. C.; MALHEIRO, J. M. S. A argumentação e a experimentação investigativa no ensino de matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 57-83, nov. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-153.2018v11n2p57.Acesso em: 27 abr. 2020.
ARAUJO, I. B. de. Uma abordagem para a prova com construções geométricas e Cabri-géomètre. 2007. 291 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11243 Acesso em: 27 abril 2020.
AZEVEDO, S. A. A. O desafio de argumentar nas aulas de Matemática: uma investigação com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental. 2019. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22665. Acesso em 29 de set de 2020.
BARBOSA, E. S. de S. Argumentação e prova no ensino médio: análise de uma coleção didática de matemática. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11503 Acesso em: 27 abril 2020.
BARTO, M. C. A. L. Um olhar sobre as ideias matemáticas em um curso de cálculo: a produção de significados para a continuidade. 2004. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11135 Acesso em: 27 abril 2020.
BIANCHI, C. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa, 2007. 206f.Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102152 Acesso em: 27 abril 2020.
BOAVIDA, A. M. R. A argumentação em Matemática Investigando o trabalho de duas professoras em contexto de colaboração. 2005. 975f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/3140 Acesso em: 27 abril 2020.
BOAVIDA, A.M.R.; PAIVA, A.L.; CEBLA, G.; VALE, I.; PIMENTEL, T. A experiências matemática no ensino básico: Programa de formação contínua em matemática para professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/5566 Acesso em: 27 abril 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://bit.ly/2PFK5qq. Acesso em: 12 de nov. de 2019.
BRESOLIN, N. R. Q. Geometria sintética: investigação sobre o uso de um software de geometria dinâmica como meio para demonstrações visuais. 2016. 108f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria – RS. Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/594 Acesso em: 27 abril 2020.
CAMPOS, R.R. Argumentação e demonstração dos alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins. 2018. 94f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062018-213641/pt-br.php Acesso em: 27 abril 2020.
CARVALHO, M. B. de. Concepções de alunos sobre provas e argumentos matemáticos: análise de questionário no contexto do Projeto AProvaME. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11506 Acesso em: 27 abril 2020.
COSTA, V.M. Argumentações matemáticas sob uma perspectiva crítica: análise de práticas didáticas no ensino fundamental. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-08052018-155035/pt-br.php Acesso em: 27 abril 2020.
CRUZ, F. P. da. Argumentação e prova no ensino fundamental: análise de uma coleção didática de matemática. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11291 Acesso em: 27 abril 2020.
DORO, A. T. Argumentação e prova: análise de argumentos geométricos de alunos da educação básica. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11200 Acesso em: 27 abril 2020.
DOUEK, N.; PICHAT, M. From oral to written texts in grade I and the approach to mathematical argumentation. Proceedings of PME-XXVII, v. 2, p. 341-348, Honolulu, 2003.
EDUARDO, A. C. Contextos para argumentar: uma abordagem para iniciação a prova no EM utilizando P.A. 2007. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11253 Acesso em: 27 abril 2020.
EVANGELISTA, E.M. A educação matemática na revista Nova Escola. 2008. 65f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4384 Acesso em: 27 abril 2020.
FARIA, R. Elaborando e lendo gráficos cartesianos que expressam movimento: uma aula utilizando sensor e calculadora gráfica. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11247 Acesso em: 27 abril 2020.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade. Campinas, n. 79, Ago 2002, p. 257-272. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302002000300013&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 30/04/2019.
FERREIRA FILHO, J. L. Um estudo sobre argumentação e prova envolvendo o teorema de Pitágoras. 2007. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11279 Acesso em: 27 abril 2020.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores associados, 2006.
GRINKRAUT, M. L. Formação de professores envolvendo a prova matemática: um olhar sobre o desenvolvimento profissional. 2009. 349 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11409 Acesso em: 27 abril 2020.
JAMELLI, S. M. Abordagens no ensino da prova e argumentação escolar: análise de uma coleção de livros didáticos do ensino fundamental. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11495 Acesso em: 27 abril 2020.
LEANDRO, E. J. Um panorama de argumentação de alunos da educação básica: O caso do fatorial. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11082 Acesso em: 27 abril 2020.
LEITÃO, S. Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n.3, 2007, p. 454-462. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000300013 Acesso em: 27 abril 2020.
LIMA, P. J. dos S. Prática argumentativa no ensino de matemática: contribuições para o processo de resolução de problemas verbais. 2018. 305f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26640 Acesso em: 27 abril 2020.
MALHEIRO, J.M.S. Panorama da educação fundamental e média no Brasil: o modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas como experiência na prática docente. Dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas – Universidade Federal do Pará, Belém, 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1752 Acesso em: 27 abril 2020.
MARTINS, P.R.G.M.V. Matemática sem Números: uma proposta de atividades para o estudo da Lógica. 2014. 82f. Dissertação (Mestrado profissional – PROFMAT) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5547 Acesso em: 27 abril 2020.
MENDES, L. J. Uma análise da abordagem sobre argumentações e provas numa coleção do ensino médio. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11492 Acesso em: 27 abril 2020.
NUNES, J. M. V. A prática da argumentação como método de ensino: o caso dos conceitos de área e perímetro de figuras planas. 2011. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10891 Acesso em: 27 abril 2020.
PASINI, M. F. Argumentação e prova: explorações a partir da análise de uma coleção didática. 2007. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11282 Acesso em: 27 abril 2020.
PONTE, J. P. Investigação sobre investigações Matemáticas em Portugal, 2003. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Ponte(Rev-SPCE).pdf. Acesso em 17 de set de 2020.
REGINALDO, B.K.S. Argumentação em atividades investigativas na sala de aula de matemática. 2012, 168f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLPQB Acesso em: 27 abril 2020.
SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Argumentação no ensino de ciências: contexto brasileiro. Revista Ensaio, v. 13, n. 2, p. 13-30, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172011130202 Acesso em: 27 abril 2020.
SALES, A. Práticas argumentativas no estudo da geometria por acadêmicos de Licenciatura em Matemática, 2010, 229f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/1401 Acesso em: 27 abril 2020.
SALOMÃO, P. R. Argumentação e prova na matemática do ensino médio: progressões aritméticas e o uso de tecnologia. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11266 Acesso em: 27 abril 2020.
SANTOS, J. B. S. Argumentação e prova: análise de argumentos algébricos de alunos da educação básica. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11491 Acesso em: 27 abril 2020.
SASSERON, L.H., Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: Anna Maria Pessoa de Carvalho. (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 41-62, 2013.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, v. 17, p. 97-114, 2011.Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007. Acesso em: 27 de abril 2020.
SILVA, R. C. M. da. O manual do professor de Matemática nos livros didáticos: uma análise no fomento à argumentação. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27426 Acesso em: 29 de setembro de 2020
SILVA FILHO, A. F. da. Desenvolvimento de uma sequência didática sobre quadriláteros e suas propriedades: contribuições de um grupo colaborativo. 2007. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11500 Acesso em: 27 abril 2020.
SKOVSMOSE, O. Um convite a Educação Matemática Crítica. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo. 1 Ed. Campinas, SP: Papirus, 2014
SOCOLOWSKI, R. C. A. J. Análise das interações tutor/participantes: um ponto de partida para avaliação de cursos de desenvolvimento profissional à distância. 2004. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11150 Acesso em: 27 abril 2020.
SOLIS, A. Argumentação e prova no estudo de progressões aritméticas com o auxílio do Hot Potatoes. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11330 Acesso em: 27 abril 2020.
SOUSA, W. E. Raciocínio lógico-analítico: uma proposta de conteúdo e abordagem para o ensino médio e para concursos públicos. 2019. 236 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9479 Acesso em: 27 abril 2020.
SOUZA, M. E. C. de O. de. A questão da argumentação e prova na matemática escolar: o caso da medida da soma dos ângulos internos de um quadrilátero qualquer. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11429. Acesso em: 27 abril 2020.
STOCK, S.B. A argumentação na resolução de problemas de Matemática: uma análise a partir da Epistemologia Genética. 2015, 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/117755 Acesso em: 27 abril 2020.
TOULMIN, S. The uses of Argument.New York: Cambridge University Press, 1958.
VIEIRA, W. Z. V. Argumentação e prova: uma experiência em geometria espacial no ensino médio. 2007. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1128 Acesso em: 27 abril 2020.
VINCENT, J.; CHICK, H.; MACCRAE, B. Argumentation profile charts as tools for analysing studentes argumentations. In H.L. CHICK; J.L. VINCENT (Eds.) Proceedings of the 29th Conference of the International Group for the Psycholgy of Mathematics Education (Vol.4, pp.281-288). Melborne: PME, 2005.
ZULATTO, R. B. A. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102133. Acesso em: 27 abril 2020.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Ensino da Matemática em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.