The theory of conceptual fields in the connection between teacher training and supervised internship

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66020

Keywords:

Conceptual Fields Theory, Supervised Internship, Teacher Training, Experience Report, Mathematics Teaching

Abstract

Conceptual Fields Theory highlights the interconnection between mathematical concepts, while Maurice Tardif proposes the integration of Content Knowledge, Pedagogical Knowledge, and Knowledge of Experience in teacher training. This article aims to report on an experience during a supervised internship in a school that seeks to provide quality education, highlighting the importance of communication and facing practical challenges. The experience highlights the classroom as a space for building knowledge and emotional and social growth, emphasizing understanding the concept of "talking" according to Maturana. The internship is divided into phases, including Pre-Internship, Internship, and Post-Internship, each with different emphases. Innovative strategies, such as technology and pedagogical differentiation, are adopted to promote a solid understanding of the content. The report highlights a negative experience involving sexual abuse, highlighting the complexity of human relationships in the classroom. Reflection on the role of the teacher in identifying and preventing sexual abuse is presented, emphasizing the responsibility of creating a safe environment. The article concludes by emphasizing the importance of a culture of peace in education, promoting acceptance of diversity and valuing differences. Teacher training is described as a multifaceted journey that requires technical knowledge, empathy, sensitivity, and preparation to face complex challenges, contributing to building a safe learning environment and a fairer, more responsible society.

Author Biographies

Lucas da Silva Schwarzbach, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas- FORPPE/FURG, com pesquisa na área de formação de professores de Matemática, dos processos de ensino e de aprendizagem e da linguagem escrita como artefato epistêmico de aprendizagem e também é membro do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação que se constitui a partir de uma abordagem interdisciplinar, articulando pesquisas nas áreas de Informática na Educação. Foi líder do Centro Acadêmico das Matemáticas (CAMAT) - 2022.

Lilian Alves Schmitt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharela em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No Programa de Pós-Graduação foi bolsista CNPq (Mestrado) e CAPES (Doutorado) com vinculação na Linha de Pesquisas Teorias e Culturas em Educação. Atuou como professora substituta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG nos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas a partir da área de Didática, Metodologias de Ensino e Estágios Supervisionados. Também atuou como professora do Curso de Licenciatura em Ciências UAB/FURG. Tem experiência como educadora em espaços escolares, tendo atuado como coordenadora pedagógica e como professora na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio na modalidade regular e Educação de Jovens e Adultos. Também tem experiência em espaços não escolares, especificamente em espaços comunitários de educação ambiental e agricultura urbana. Tem interesse nos temas: aprendizagem, ambiente, educação ambiental, currículo, formação de professores, educação em Ciências e Biologia.

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Mestre em Educação em Ciências e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande, lotado no Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF. Atuou por cinco anos como professor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD na qual permanece como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat). Líder do Grupo de Pesquisa TANGRAM - Educação Matemática, Cultura e Tecnologia (IMEF-FURG). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq da FURG. Possui experiência na Educação Básica, tendo atuado como professor de Matemática no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Participou como avaliador do PNLD 2020 - Matemática e do PNLD 2021 - Matemática. Atua na formação inicial e continuada de professores, especificamente, nas áreas de: formação de professores; imbricamento entre metodologias e tecnologias para o ensino de matemática; Cultura digital; Saberes docentes e formação profissional; Engendramento coletivo-singular em redes fechadas de conversação.

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Published

2025-10-30

How to Cite

Schwarzbach, L. da S., Schmitt, L. A., & Figueiredo, T. D. (2025). The theory of conceptual fields in the connection between teacher training and supervised internship. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 75–92. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66020

Issue

Section

Artigos