PLANEJANDO ABRIR UM NEGÓCIO? USE ESTATÍSTICA!

Autores/as

Palabras clave:

Estatística Descritiva. Medidas de Variabilidade. Medidas de posição. Plano de Negócio.

Resumen

Este artigo é uma síntese de uma atividade de Estatística Descritiva, que foi repetida pelas autoras em diversas ocasiões, com o objetivo de despertar, nos alunos e professores da escola básica, a necessidade de reconhecer padrões de comportamento em dados coletados, que permitam tomar decisões sobre um problema proposto. A abordagem propõe a formulação de projeto para um plano de negócio, que pretende apresentar ideias sobre os tamanhos para confeccionar um produto, no caso, luvas. A sugestão é apresentar os passos de uma coleta de dados reais em sala de aula (medida do palmo da mão), rápida de executar no ambiente escolar. Os conceitos abordados são de fácil compreensão, tratando desde a distribuição (empírica) dos dados, com diferentes representações gráficas, até a apresentação de medidas resumo dos mesmos dados, através de medidas de variabilidade e posição. Verifica-se a convergência dos resultados das diferentes medidas obtidas ao longo de vários anos e é sugerida uma tomada de decisão em termos do negócio proposto, com base nos dados coletados.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lisbeth Kaiserlian Cordani, Universidade de São Paulo

Lisbeth Kaiserlian Cordani

Bacharel e Licenciada em matemática (USP)

Mestre Estatística (USP)

Doutora em Educação (USP), profa. aposentada IME USP, lisbethkcordani@gmail.com

Doris Satie Fontes

Bacharel em Estatística IME USP, conselheira do Conselho Regional de Estatística da 3ª. Região CONRE-3 (SP, PR, MT e MS) dsfontes@gmail.com

Citas

BAKKER, A.; GRAVEMEIJER, K. P. E.. Learning to reason about distribution. In: BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. (eds). The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2004, p. 147–168.

BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. Statistical Literacy, Reasoning, and Thinking: Goals, Definitions, and Challenges. In: BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. (Eds.). The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2004, p. 3–15.

CORDANI, L. K.. Estatística para Todos: atividades para sala de aula. 1ª. ed. São Paulo: CAEM/IME-USP, 2012.

DOLABELA, F.. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999.

KONOLD, C.; POLLATSEK, A.. Conceptualizing an Average as a Stable Feature of a Noisy Process. In BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. (eds). The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2004, p. 169–199.

MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P.. Noções de Probabilidade e Estatística. São Paulo: EDUSP, 7ª. ed., 2016.

READING, C.; SHAUGHNESSY, J. M.. Reasoning about variation. In: BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. (Eds.). The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2004, p. 201–226.

Publicado

2018-06-23

Cómo citar

Cordani, L. K., & Fontes, D. S. (2018). PLANEJANDO ABRIR UM NEGÓCIO? USE ESTATÍSTICA!. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(1), 85–102. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/37180

Número

Sección

Artigos