TEORIA DOS GRAFOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Palabras clave:
Resolução de Problemas. Teoria dos Grafos. Teoria das Situações Didáticas. Matemática Discreta.Resumen
A resolução de problemas tem sido objeto de estudos e pesquisas no sentido de definir estratégias que facilitem sua adoção nas escolas. Deste ponto de vista, a investigação relatada neste artigo, efetuada tendo como sujeitos um grupo de estudantes do Ensino Médio, utiliza a Teoria dos Grafos como base para a criação de oficinas destinadas a resolver problemas típicos, envolvendo, além dos conceitos básicos da referida teoria, tópicos que abordam questões relativas a percursos econômicos, coloração, contagem, entre outros, no âmbito da Matemática, proporcionando meios para que o aluno estruture e modele o pensamento e as ações de resolução. As reflexões e observações dos sujeitos são trazidas ao longo deste texto, favorecendo análises que levaram em conta as dificuldades dos mesmos na resolução de problemas e as possibilidades abertas pela teoria dos grafos nas formalizações solicitadas. O suporte teórico foi completado com ideias de autores como Polya e Brousseau (teoria das situações didáticas), com significativas participações no embasamento das oficinas e das estratégias aplicadas na elaboração das sequências empregadas.
Palavras-chave: Resolução de Problemas. Teoria dos Grafos. Teoria das Situações Didáticas. Matemática Discreta.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.