RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO

Autores/as

  • Ingrid Ponvequi Oliveira Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana
  • Alessio Gava Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana http://orcid.org/0000-0002-0426-8392
  • Julio Cezar Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Educação Matemática, Ensino Exploratório, Frações.

Resumen

Os processos de ensino e aprendizagem da matemática representam um caminho notoriamente repleto de dificuldades. Historicamente, tal disciplina sempre foi vista como ‘difícil’ por parte dos estudantes, não apenas no Brasil. É opinião comum que ela exige muito esforço e concentração e que o insucesso está sempre à espreita. Para reverter essa imagem negativa no cotidiano escolar existe uma busca constante por metodologias alternativas, que propiciem e facilitem os referidos processos. O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência de atividade na perspectiva do Ensino Exploratório, realizada em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e finalizada ao ensino de frações. Será mostrado que essa perspectiva de ensino despertou o interesse e a participação dos alunos, proporcionando momentos nos quais os mesmos puderam realizar uma discussão matemática sob a coordenação do professor, característica que distingue o Ensino Exploratório do ensino diretivo.

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Biografía del autor/a

Ingrid Ponvequi Oliveira, Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana.

Alessio Gava, Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana

Mestre e doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela UFMG, formado em Física pela “Università di Trieste” (Itália)

 

Professor de matemática junto à Universidade Estadual do Paraná - Campus de Apucarana.

Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina. Professor da Educação Básica pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná

Citas

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Publicado

2018-09-17

Cómo citar

Oliveira, I. P., Gava, A., & Oliveira, J. C. R. de. (2018). RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(2), 201–214. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/38725

Número

Sección

Artigos