FRACTAIS: possibilidades pedagógicas na escola básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p53-71Palabras clave:
Geometria Fractal, Atividades Matemáticas, Escola Básica.Resumen
Neste artigo apresentamos elementos da Geometria Fractal que podem estar presentes na Natureza, assim como os que podem ser construídos por algoritmos matemáticos. Tem por objetivos refletir sobre os aspectos gerais dos fractais, sobre a revisão bibliográfica, as pesquisas atuais, sobre sua alta aplicabilidade no mundo digital e tecnológico. Abordamos a ilustração de exemplos para calcular perímetro e área de um fractal. Nesse sentido, apresentamos duas possibilidades pedagógicas que podem ser aplicadas na Escola Básica: o Jogo do Caos e Fractais com Múltiplos no Triângulo de Pascal. Além do conhecimento matemático, destacamos ainda, mediante essas e outras atividades, a relevância de que a Geometria Fractal seja inserida como conteúdo nos programas da Matemática Escolar do Estado de São Paulo, como já ocorre em outros estados do país.
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