Música e Modelagem Matemática: Representação de uma escala musical por meio de modelo matemático
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p1-25Palabras clave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Música.Resumen
Este artigo tem por objetivo construir modelos de escala por meio de notas musicais que poderão ser usados para o ensino e aprendizagem de Matemática da Educação Básica. Para tanto, utiliza-se das etapas referentes ao processo de modelagem matemática para a construção dos referidos modelos. Ao se pensar em uma escala maior de qualquer acorde é possível dividir as notas presentes em partes chamadas tons e semitons. Para isso foi pensado uma maneira de fazer essas divisões com a ideia de frações (Modelo I). Foi possível ainda criar outro modelo (Modelo II), que é formado por Conjuntos (Diagrama de Venn), onde os estudantes podem montar os acordes maiores e menores utilizando as relações de pertinência e outras relações entre conjuntos. Verificou-se que há relações entre a Música e a Matemática e que as mesmas podem ser exploradas em sala de aula, por meio da Modelagem, e viabilizar a aprendizagem de Matemática, em especial de frações e conjuntos.
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