O ENSINO DE MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: uma sequência de atividades para o ensino de função do 1º grau com a utilização do software Scratch

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p225-241

Palabras clave:

Recursos Tecnológicos Digitais, Software Scratch, Ensino de Matemática, Função do 1º grau.

Resumen

O presente artigo objetiva compreender as possíveis contribuições da resolução de problemas referente ao conceito de função do 1º grau com a utilização do software Scratch. Para tal, desenvolveu-se algumas atividades com estudantes do 2º ano de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio-PR. A partir destas atividades e das respostas ao questionário entregue ao final, tornou-se possível tecer algumas considerações: evidenciou-se que a utilização do Scratch proporciona o ensino de forma lúdica, construindo diálogos, de modo a responder a situação-problema proposta. Outro fator a se destacar é que o Software pode atuar como instrumento motivador para o ensino de conceitos matemáticos, que vão desde as quatro operações básicas até o trabalho com funções.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Luditk, W. A. de J., Costa, P. C. F., & Luccas, S. (2020). O ENSINO DE MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: uma sequência de atividades para o ensino de função do 1º grau com a utilização do software Scratch. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(2), 263–281. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p225-241

Número

Sección

Artigos