Os Processos Avaliativos no Ensino de Matemática e os Documentos Oficiais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p65-83Palabras clave:
Base Nacional Comum Curricular, Deliberação CEE 155/2017, Processos avaliativos, Ensino de Matemática.Resumen
Este artigo tem como objetivo investigar os processos avaliativos utilizados pelos professores, no ensino da Matemática, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e da Deliberação CEE 155/2017. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, descritivo-analítico, tendo como procedimento a realização de entrevistas semiestruturadas com professores que atuam numa escola particular. Apoiamo-nos, como referencial teórico, nos estudos de Telma Weisz que tratam das concepções de aprendizagem e de Hoffmann, Luckesi e Perrenoud que abordam o conceito de avaliação. Os dados coletados foram submetidos à análise e divididos em dois eixos: “fundamentos da ação docente e aprendizagem da docência” e “concepções de aprendizagem e os processos avaliativos”. Constatamos, com a análise, que os professores não definem qual a concepção de aprendizagem que sustenta suas práticas pedagógicas. Além disso, eles afirmam que conhecem os documentos oficiais - Deliberação CEE 155/2017 e a BNCC -, mas não os utilizam, preferindo seguir as normas avaliativas institucionais.
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