Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas: reflexões sob o enfoque da aprendizagem significativa crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i255547

Palabras clave:

Aprendizagem Subversiva, Solução de problemas, Teoria de Ensino, David Ausubel

Resumen

Partindo do pressuposto que é essencial que professores de Matemática busquem subsídios para fundamentar seu processo de ensino e aprendizagem, este estudo tem como objetivo evidenciar os princípios da Aprendizagem Significativa Crítica que podem ser favorecidos no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Por meio de um estudo teórico descritivo, buscamos analisar as cinco ações de Proença (2018) à luz dos 11 princípios de Moreira (2010). Percebemos que a principal relação se encontra em trabalhar os conhecimentos prévios dos alunos, a partir de uma situação de matemática dada, para buscar promover uma articulação, voltada à construção do conteúdo/conceito/assunto que se deseja ensinar. Neste processo de ensino da Matemática, identificamos que todos os princípios da Aprendizagem Significativa Crítica são valorizados pelo EAMvRP. Acreditamos que as relações por nós identificadas fornecem subsídios para fundamentar um trabalho em sala de aula que se baseie no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de problemas.

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Biografía del autor/a

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação paraa Ciência e a Matemática

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Professor do programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2022-10-11

Cómo citar

Mendes, L. O. R., Proença, M. C. de ., & Moreira, M. A. . (2022). Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas: reflexões sob o enfoque da aprendizagem significativa crítica . Ensino Da Matemática Em Debate, 9(2), 17–36. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i255547

Número

Sección

Artigos