Percepções dos professores acerca do ensino remoto emergencial: processo inicial de implantação

Autores/as

  • Patrícia Zanon Peripolli Universidade Franciscana - UFN
  • Denise Ritter Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0003-4720-6543
  • Ana Marli Bulegon Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i56361

Palabras clave:

Pandemia de COVID-19, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino com tecnologia, Ensino on-line, Formação de Professores

Resumen

Com a pandemia do COVID-19 as aulas passaram a ser realizadas de forma remota, suscitando a necessidade de utilização de diversos recursos, plataformas digitais, além da adaptação de professores e estudantes ao ensino remoto. Assim, investigamos os principais impactos desta nova forma de ensinar e aprender, na visão dos professores que estão atuando no ensino remoto, os principais desafios e estratégias, utilizadas neste período. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da aplicação de um questionário on-line, respondido por 106 participantes. Os resultados apontam que a maior parte dos professores já utilizavam as TDIC em suas aulas presenciais, porém surgiram novos recursos digitais e novas demandas para a educação que suscitaram a busca por aperfeiçoamentos em relação a aspectos metodológicos e tecnológicos acerca de seu uso. Além disso, no ensino remoto nem todos os estudantes tinham acesso à internet e dispositivos tecnológicos em suas casas. Por isso, os professores precisaram buscar alternativas para efetivar o processo de Ensino. Entende-se que este foi um momento de diferentes experiências e muitas mudanças na Educação que demandam a necessidade de refletirmos sobre o processo de ensino e aprendizagem em atividades desenvolvidas em tempos e espaços diversos, utilizando diferentes metodologias e recursos digitais.

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Biografía del autor/a

Patrícia Zanon Peripolli, Universidade Franciscana - UFN

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN. Mestre em Educação Profissional e Tecnologica na UFSM. Licenciada em Matemática na IF Far.

Denise Ritter, Universidade Franciscana

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN. Mestre em Ensino de Ciência e Matem´ática na UFN. Licenciada em Matemática na IF Far.

Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana

Professora no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática na UFN. Doutora em Informática na Educação na UFRGS. Mestre em Ensino de Física na UFN.

Citas

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Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Peripolli, P. Z. ., Ritter, D. ., & Bulegon, A. M. (2023). Percepções dos professores acerca do ensino remoto emergencial: processo inicial de implantação. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(1), 93–117. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i56361

Número

Sección

Artigos